Demonstrações financeiras são relatórios contábeis que detalham a situação financeira geral de uma empresa. Com base nelas, é possível realizar a apuração dos impostos, controlar o fluxo de caixa, realizar melhores investimentos e conseguir gerenciar melhor todos os aspectos do negócio.
2 Padronização das DFs Como nosso objetivo é analisar os demonstrativos contábeis – para facilitar a análise é necessário ter um formato padronizado previamente determinado; Assim, padronizar as demonstrações financeiras para análise significa fazer uma crítica às contas, transferi-las quando necessário para outros ...
Antes da análise, devem-se examinar detalhadamente as demonstrações financeiras. Este trabalho é chamado de padronização e consiste numa crítica às contas das demonstrações financeiras, bem como na transcrição delas para um modelo previamente definido.
A Contabilidade, com os dois relatórios, o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício, um completando o outro, atinge a finalidade de mostrar a situação patrimonial e econômico-financeira de empresa.
A Demonstração do Valor Adicionado tem a função de divulgar e identificar o valor da riqueza gerada pela entidade, e como essa riqueza foi distribuída entre os diversos setores que contribuíram, direta ou indiretamente, para a sua geração. ... Palavras-chave: Balanço Social; Demonstração de Valor Adicionado; Empresa.
O cálculo da DVA começa contabilizando as receitas operacionais e não-operacionais que a empresa recebeu. Já no segundo grupo, são informados os insumos, matérias-primas e todos os despesas operacionais que a empresa teve para funcionar durante o período.
Para seu cálculo, é necessário contabilizar todas as receitas operacionais e não-operacionais do período. Em seguida, são subtraídas da receita total todas as despesas operacionais do intervalo analisado. Chegamos, assim, ao chamado Valor Adicionado Bruto.