O poema retrata a pobreza e a marginalização de uma grande parte da população, que na luta pela sobrevivência, é obrigada a viver em condições de vida que se assemelham a de alguns animais. Como podemos observar na primeira estrofe do poema: “Vi ontem um bicho/Na imundice do pátio/catando comida entre os detritos”.
O bicho, meu Deus, era um homem. O grande Manuel Bandeira escreveu o poema acima em dezembro de 1947, no Rio de Janeiro. O poema, que serviu para reflexão sobre os homens que vivem catando lixo para comer ainda é atual mesmo depois de sessenta e seis anos porque a miséria e os lixões ainda existem em todo país.
Resposta. A metáfora já surge no título “O Bicho”, que se definirá, no último verso, como sendo um homem. ... O eu-lírico do poema vê na ação de revolver o lixo em busca de alimento uma degradação do homem.
Texto literário O texto é estruturado em forma de poema com versos livres. Não obedece à rima nem às estrofes. Tem o objetivo de emocionar e chamar a atenção das pessoas quanto ao cotidiano degradante do homem que atinge o ápice da miséria.
Resposta:A linguagem utilizada é culta. O texto é estruturado em forma de poema com versos livres. Não obedece à rima nem às estrofes.
Resposta. Resposta: É um poema.
Poema é um texto literário escrito em versos, que são distribuídos em estrofes. ... Se for composto por versos regulares, esse texto poderá apresentar diversos tipos de rimas. Também pode ser narrativo, dramático ou lírico.
O bicho, meu Deus, era um homem. Fonte: https://literaturaemcontagotas.wordpress.com/o-bicho-de-manuel-bandeira/ Acesso em: Em relação à estrutura de escrita do poema “O bicho”, assinale a alternativa CORRETA. Possui 04 estrofes e 10 versos.
Resposta. Explicação: a) pois tem estrofes, tem 2 estrofes e 7 versos.
Breve descrição do gênero: O poema é um gênero literário que apresenta particularidades em sua estrutura que facilitam sua identificação. É elaborado para despertar sensações no leitor através de brincadeiras sonoras ou visuais com as palavras.
Resposta. Primeiro sentido depois ser organizado em estrofes e cada estrofe q é organizada em versos eles podem ou n ter rimas.
Resposta. Resposta: Pertencem ao gênero poema porque contém estrofes e também contém rimas,isso são características de um poema,por esse motivo pertencem ao gênero poema.
Resposta. R: o gênero textual que pertence o texto acima é Quadrinhos.
O texto acima pertence ao seguinte gênero textual: A. Notícia. Reportagem.
FOLHETO
O jornal abriga diversos textos jornalísticos, vulgarmente chamados de “matérias”, sendo divididos em seções, compostas pelos mais variados gêneros textuais:
Os gêneros textuais são classificados conforme as características comuns que os textos apresentam em relação à linguagem e ao conteúdo. Isso, por exemplo, quer dizer que uma receita de bolo apresenta a lista de ingredientes necessários (texto descritivo) e o modo de preparo (texto injuntivo). ...
A finalidade do gênero pode ser vista como promover a adesão por parte de um público em específico. Assim sendo, o perfil dos interlocutores compreende a conhecer e compreender o seu público - alvo. Nesse sentido, o suporte pode ser analisado como os meios de comunicação, por exemplo: jornais e revistas.
A Entrevista possui uma função social muito importante, sendo essencial para a difusão do conhecimento, a formação de opinião e posicionamento crítico da sociedade, uma vez propõe um debate sobre determinado tema, onde o discurso direto é sua principal característica.
Debate regrado é um gênero oral em que duas ou mais pessoas se reúnem para conversar sobre duas ideias diferentes, levantando argumentos que defendam a sua linha de pensamento. O debate é bastante comum durante campanhas políticas, em escolas, faculdades e comunidades.
A notícia é um gênero textual que tem como objetivo o de INFORMAR fatos do dia a dia, relevantes para a sociedade.
A notícia é um formato de divulgação de um acontecimento por meios jornalísticos. ... A "arte" do Jornalismo é escolher os assuntos que ao público e apresentá-los de modo atraente. Nem todo texto jornalístico é noticioso, mas toda notícia é potencialmente objeto de apuração jornalística.
Ainda que a noticia e a reportagem sejam textos jornalísticos, a notícia se difere da reportagem na medida que é um texto informativo e impessoal, sem teor opinativo, característico das reportagens. Além disso, as notícias não são textos assinados pelo autor, enquanto as reportagens apresentam o nome do repórter.
Enquanto a notícia informa sobre temas do momento, a reportagem trata de um fenômeno social ou político, acontecimentos produzidos no espaço público e que são de interesse geral. ⇒ A reportagem apresenta elementos que não são encontrados na notícia: ... A reportagem é assinada pelo repórter, a notícia, não.