Subtração é uma operação básica da Matemática. É a operação inversa da adição. Subtrair é retirar uma quantidade ou porção, de algo, ou coleção. Ao separar uma parte de um todo, estamos subtraindo.
Sr. Arnoldo aproveita o calor do verão para vender sorvetes. No entanto, hoje o tempo piorou e choveu bastante, diminuindo a temperatura. Se ontem Sr., Arnoldo vendeu 241 sorvetes e, hoje, vendeu 128, quantos sorvetes ele vendeu a mais ontem?
Resolução da Atividade Principal
Orientações: Explique que esta tabela será usada individualmente quando o jogo terminar. Circule na sala, observe como registram e calculam e faça as intervenções necessárias. Após o jogo concluído, problematize acerca dos registros das crianças. Leve-os a retomar as jogadas e a pensar sobre o jogo, realizando as operações matemáticas por meio do cálculo mental, da utilização dos materiais e de procedimentos próprios. Nas situações destacadas na atividade as crianças poderão comparar a quantidade inicial com a quantidade final, juntar os pontos que perderam no jogo e retirar do total os pontos perdidos, ou mesmo, completar do total final até chegar ao total inicial. A ação da criança sobre os objetos e os números podem se diferenciar a partir das diferentes problematizações.
A subtração é tão antiga quanto a própria contagem, pois conhecer o quanto resta após separar ou retirar uma quantidade, sempre foi uma necessidade. Quanto resta? Quanto sobra? Qual a diferença? Quanto falta? Qual o menor? Qual o maior? Quanto tem a mais? São algumas perguntas respondidas pela subtração.
Segundo passo: sempre iniciamos a subtração da direita para a esquerda, ou seja, começamos sempre pela unidade, depois pelas dezenas e assim sucessivamente. Calcularemos então 9 – 6 = 3.
De certo modo, elas se confundem, na medida em que todas podem se resolvidas com base na mesma operação: a subtração. Entretanto, há uma diferença sutil entre elas.
Orientações: Explique que essa tabela servirá para quando acabar a partida identificarem as quantidades finais dos jogadores do grupo. Peça que os grupos registrem nela o nome dos participantes e o valor final de cada um deles. Ao realizar essas problematizações espera-se que as crianças comparem os resultados e busquem descobrir de quanto é a diferença entre o valor inicial e o valor final, retirando do valor maior o valor menor. Por fim, eles devem identificar o ganhador e calcular a diferença entre o primeiro e o segundo colocado.
Orientações: Projete o slide, desenhe no quadro ou use as mãos . Faça simulações usando os números de 1 a 10. Estimule os alunos a experimentarem as situações-problema propostas, usando os dedos das mãos. É importante que sejam apresentadas às crianças situações em que ela possa agir sobre os objetos para realizar os cálculos. Nas situações de tirar, a criança pensa primeiro no todo e depois remove uma parte dele, são ações sucessivas.
Orientações: Ao discutir com as crianças os registros que aparecem nos slides, provoque-as a pensar sobre as estratégias utilizadas de forma que ajude na regulação dos seus procedimentos de resolução.
O algorítimo da subtração é um facilitador. Uma sequência de passos para encurtar os cálculos, registrar e orientar o raciocínio durante a conta de subtração.
Agora faremos a subtração entre as dezenas, note que 2 é menor que 5, então escreveremos uma das centenas existentes como 10 dezenas, tendo então 12 dezenas, e sabemos que 12 – 5 = 7.
Orientações: As crianças precisam experimentar diferentes situações, mobilizando as ideias da subtração, dessa forma terão mais autonomia e mais condições de operar pelo uso do material manipulativo, pelo raciocínio lógico e pela construção de diferentes representações. Se aparecer alguma situação como essa apresentada, aproveite para retomar a ideia da comparação.
Consideremos o primeiro problema. É um caso em que é possível pensar no ato de empilhar 56 cadernos, retirar 13 e contar quantos sobraram. Em problemas deste tipo não há dificuldade para identificar a subtração.
A razão está no fato de que, geralmente, associamos a subtração apenas ao ato de retirar, mas há outras duas situações que também estão relacionadas com a subtração: os atos de comparar e de completar.
Orientações: O jogo “Desmonte 30” tem como objetivo desenvolver as ideias da subtração. Ele será o contexto de problematização e dele surgirão situações, envolvendo os conceitos de retirar, completar e comparar. Explique que eles participarão de um jogo e que deverão fazer os registros das jogadas para depois apresentarem para a turma. Organize a turma em grupos de quatro. Imprima os materiais que fazem parte do jogo e entregue para cada grupo.
São termos da subtração o minuendo e o subtraendo. Minuendo é a parte original, inteira, e o subtraendo é a porção que se retira.
Dona Marta decidiu fazer a venda de bolos no pote para os alunos da escola de sua filha durante a entra e a saída dos estudantes. Ela fabricou 60 bolos no pote, e, ao final do primeiro dia, vendeu 42, então a quantidade de bolos que restaram é:
A propriedade do fechamento diz que o resultado de uma subtração de números naturais, resulta sempre em um número natural. Isso não acontece sempre, por isso essa propriedade não se aplica á subtração.
Hoje é a estreia do filme Os Super-Heróis Fabulosos. Há um mês os fãs já comentavam e esperavam ansiosos pela estreia. Carlos está na fila do cinema com seu pai para comprar os ingressos. Antes de entrarem na fila, ele perguntou ao atendente do guichê quantas cadeiras ainda estavam vazias. O atendente lhe disse que restavam 23 lugares para completar a sala de exibição que ao total, oferecia 157 lugares.
Orientações: Entregue uma cópia desta atividade para cada aluno e peça que resolva individualmente. Ele terá experimentado esse conceito diversas vezes durante as jogadas, mas aqui estará pensando em procedimentos de resolução sem o uso do material.
Divisão repartição: ... Ações que envolvem este tipo de divisão são encontradas em situações nas quais é preciso saber quantos grupos podemos formar com determinado total de objetos, sendo conhecida a quantidade que cada grupo deve ter. Por exemplo: "12 lápis serão separados em subconjuntos de 3 lápis cada um.
Na adição temos as ideias de: juntar, reunir, adicionar, acrescentar.
São elas:
A adição é uma perturbação crónica que conduz a pessoa a repetir compulsivamente e de forma involuntária um determinado comportamento recompensante que pode causar danos. ... Em segundo lugar, significa que, à semelhança de muitas outras perturbações mentais, a adição não é voluntária e não depende da vontade da pessoa.
substantivo feminino Ação de adicionar ou de acrescentar alguma coisa. Soma; operação que acrescenta quantidades a.
Resposta. Resposta: Subtrair do que já está negativo aumenta o débito, portanto, a quantidade negativa. Somar ao que já está positivo aumenta também o valor numérico do resultado deixando-o ainda maior e mais positivo.
O módulo ou valor absoluto de um número corresponde à distância que esse número está da origem na reta numérica. Não pare agora... ... O módulo de um número sempre será positivo, pois ele representa uma distância variável positiva.