Aristóteles nasceu na cidade de Estagira, na Macedônia, em 384 a.C. Foi um dos três grandes filósofos da Grécia Antiga, tendo convivido e estudado com Platão. Sabe-se que, em sua juventude, teve uma sólida formação em ciências, o que influenciou bastante a sua produção filosófica.
322 a.C.
Aristóteles nasceu em 384 a.C. em Estagira, na Macedônia (então sob influência grega e onde o grego era a língua predominante), filho de um médico. De volta a Atenas, Aristóteles fundou a própria escola, o Liceu, desenvolvendo uma obra marcadamente antiplatônica. ...
Aristóteles (em grego clássico: Ἀριστοτέλης; romaniz.: Aristotélēs; Estagira, 384 a.C. — Atenas, 322 a.C.) foi um filósofo grego durante o período clássico na Grécia antiga, fundador da escola peripatética e do Liceu, além de ter sido aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande.
Aristóteles - Filosofia. Segundo Aristóteles, a filosofia é essencialmente teorética: deve decifrar o enigma do universo, em face do qual a atitude inicial do espírito é o assombro do mistério. ... Trata Aristóteles os problemas lógicos e gnosiológicos no conjunto daqueles escritos que tomaram mais tarde o nome de Órganon.
No ano de 343 a.C., Aristóteles voltou para a Macedônia e tornou-se professor e mentor intelectual do filho do Imperador Filipe II: Alexandre, que mais tarde se tornaria Alexandre, o Grande. No ano de 335 a.C., o pensador fundou Liceu, uma escola filosófica para ensinar os seus discípulos.
Alexandre o Grande
Nicômaco
Estagira, Grécia
Estagira, Grécia
A principal contribuição de Aristóteles para para a filosofia foi o desenvolvimento do conhecimento humano. Tudo isso ocorreu por meio da inserção da razão no meio da sociedade, o que fez com que as coisas fossem provadas de maneira lógica e racional.
Aristóteles define a ciência como conhecimento verdadeiro, conhecimento pelas causas, por meio do qual é possível superar os enganos as opinião e compreender a natureza da mudança, do movimento.
A ciência antiga era um corpo de verdades teóricas universais, de certezas definitivas, que não admitiam erros, mudanças ou crítica. A Idade Moderna vai significar uma ruptura com essa concepção de mundo dogmática, que não permitia a reflexão e a crítica.
Aristóteles foi responsável pela sistematização do conhecimento e pela divisão dos campos de saber. As ciências são, pois, divididas em três grupos: as ciências poiéticas, as ciências práticas e as ciências teoréticas. ... Dentro das ciências práticas, estão a política e a ética-sendo a segunda englobada pela primeira.
Verificado por especialistas. Segundo Aristóteles a ciência é classificada em 3: Ciências produtivas, ciências práticas e ciências teoréticas. Ciências produtivas são as que servem para produzir algum material/produto.
Ciências exatas, humanas e biológicas são as três principais áreas do conhecimento. Enquanto as ciências exatas utilizam a matemática e a lógica para resolver problemas, as humanas estudam a sociedade, o ser humano e os fenômenos sociais.
A ciência pode ser dividida em ciência básica e em ciência aplicada (quando é aplicado o conhecimento científico às necessidades humanas). ... Exemplo: biologia, química, geologia) e em ciências sociais (estudam aspectos da cultura e da sociedade, como a história, a economia e a psicologia).
1) Classificação da Ciência A partir do momento em que as ciências tornam-se autônomas, passam a ser classificadas em ciências formais, ciências da natureza e ciências humanas. As ciências formais recebem esse nome porque seus objetos de estudo não têm existência concreta, como a matemática e a lógica.
Aristóteles formulou uma primeira classificação que distinguia três grupos: o das ciências teóricas (física, matemática e metafísica), o das ciências práticas (lógica e moral) e o das ciências produtivas (arte e técnica). ... O conjunto das ciências exatas agrupa a matemática, a física e a química.
“Historicamente, três têm sido as principais concepções de ciência ou de ideais de cientificidade: o racionalista, cujo modelo de objetividade é a matemática; o empirista, que toma o modelo de objetividade da medicina grega e da história natural do século XVII; e o construtivista, cujo modelo de objetividade advém da ...
Ciências físicas A física é o estudo da matéria e das forças que agem sobre ela. A química é o estudo das substâncias. A astronomia investiga as estrelas, os planetas e outros objetos que se encontram no espaço sideral. As ciências da Terra (ou geociências) estudam as características de nosso planeta.
O objetivo central da Ciência é compreender, explicar, predizer e, se possível, controlar os fenômenos da realidade empírica, estes denominados de fatos. Fato: é uma observação empírica. Realidade empírica: tudo o que existe no Universo e pode ser conhecido por meio da experiência.
O que é a ciência? ... Classicamente, o objetivo principal da ciência tem sido o da construção de conhecimento e compreensão, independentemente das suas potenciais aplicações — por exemplo, investigar as reações químicas que um composto orgânico sofre de modo a aprender sobre a sua estrutura.
A ciência é um modo de conhecer fundamentado em um método, o método científico. O método é o modo de funcionamento das ciências, é fundamentado na observação, na experimentação e na produção de teorias e leis.
Os métodos que fornecem as bases lógicas ao conhecimento científico são: método indutivo, método dedutivo, método hipotético-dedutivo, método dialético, método fenomenológico, etc..
Em sentido estrito, ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico bem como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tais pesquisas. ... A ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como o Universo funciona.
Ciências Biológicas Compreende áreas como a medicina, genética, zoologia, biologia molecular, fisioterapia, fisiologia, educação física, histologia, farmácia, entre muitas outras áreas. Alguns cursos das ciências biológicas podem ser considerados os mais difíceis de passar, como Medicina, por exemplo.
Olá. A diferença entre ciências e ciência se dá pelo fato de que o primeiro termo abrange uma maior área da ciência, já o termo ciência trata - se de uma ciências em específico. Dessa forma, no caso da biologia o termo ciências podem abranger todas as áreas da ciência da natureza por inteiro.