As vanguardas europeias foram tendências artísticas que tomaram a cena na Europa no início do século XX; Foram movimentos de ruptura com a arte tradicional; ... Expressionismo, cubismo, futurismo, dadaísmo e surrealismo foram os principais movimentos das vanguardas europeias.
Os termos academicismo e academismo, ou ainda, arte acadêmica, denominam um estilo artístico europeu que existiu entre os séculos 17 e 19, caracterizado pela tentativa de manter com rigor as regras formais, estéticas e técnicas do estilo das academias de arte.
Já a arte acadêmica no Brasil se inicia em 1816, com a fundação da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios,. A arte Acadêmica brasileira tem seu início por meio do incentivo da Missão Artística Francesa, que tinha como objetivo: institucionalizar a produção artística; criar um modelo padrão de formação.
A arte acadêmica é um estilo artístico que teve origem na Europa e dominou as artes plásticas entre os séculos XVII e XIX. Caracterizada por regras formais e por seu caráter extremamente polido, a arte acadêmica também ficou conhecida pelo uso de temas mitológicos e históricos.
Deixando de lado as associações informais e os círculos artísticos existentes na Renascença italiana, é possível afirmar que a primeira academia de arte propriamente dita é a Academia de Desenho de Florença, criada em 1562 pelo pintor, arquiteto e biógrafo italiano Giorgio Vasari.
Academismo no Brasil
Eliseo Visconti
Academicismo, termo que, na arte, se refere à pintura, escultura ou construção criadas segundo normas de uma academia. Em geral, as academias são as instituições que conferem caráter oficial aos princípios estilísticos de um determinado período.
No Brasil tal sistema foi introduzido no período de vigência do Neoclassicismo, estilo do qual foi um dos principais motores de difusão, e depois absorveu estéticas românticas, realistas, simbolistas e outras que deram o tom à virada do século XIX para o XX, expurgando delas o que não se enquadrasse na formalidade da ...
Até o início do século XX, a arte acadêmica predominou no Brasil acarretados de temas históricos e mitológicos, pricipalmente na época do neoclassicismo. A academia imperial de Belas Artes,na cidade do Rio de Janeiro, inaugurada em 1826, era a principal referência deste movimento no Brasil.
A Arte Acadêmica Brasileira, ou Academismo, foi um sistema autoritário e poderoso que envolveu todo o circuito de arte e teve início com a criação da Academia Imperial de Belas Artes. ... De volta ao Brasil, comprovado o bom aproveitamento, eram nomeados professores.
Dom João VI
A Academia Imperial de Belas Artes teve sua origem no projeto da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, aprovado pelo decreto de 12 de agosto de 1816, que concedeu pensões a diversos artistas franceses que vieram morar no Brasil.
1816
Ela tinha o objetivo de proporcionar uma formação artística tão abrangente quanto aquela obtida na Europa, oferecendo disciplinas específicas que contemplavam várias especialidades nas áreas do desenho, da pintura, da escultura e da arquitetura. ...
A Missão Artística Francesa chegou ao Brasil em 1816, organizando a Escola Real das Ciências Artes e Ofícios. ... Quando a Missão Francesa veio ao Brasil, pretendia-se implantar o ensino regular de artes na colônia – pintura, escultura, arquitetura e ofícios – para superar o tradicional trabalho colonial barroco português.