Enquanto as piramedes do Antigo Egito eram contruidas para abrigar os corpos mumuficados de faraós e sacerdotes, na civilização maia ela tinha como propósito principal servir de templo religioso.
Possuem uma base retangular e quatro faces triangulares (por vezes trapezoidais) que convergem para um vértice. Estas três majestosas pirâmides foram construídas como tumbas reais para os reis Kufu (ou Quéops), Quéfren, e Menkaure (ou Miquerinos) - pai, filho e neto.
As Primeiras Pirâmides A primeira pirâmide usou como modelo de mastaba e foi feita por volta de 2630 a.C., pelo rei Djoser, o qual pertencia à Terceira Dinastia. ... Essa pirâmide exibe seis degraus de pedra que, juntos, somam 62 metros de altura.
As pirâmides do Egito são importantes monumentos do Egito Antigo. As estruturas feitas de pedra calcária foram construídas para guardar os corpos dos faraós, que, na época, eram vistos pela civilização egípcia como uma espécie de divindade escolhida para serem mediadores entre deuses egípcios e humanos.
No Império Asteca, as pirâmides tinham função bem diferente: eram templos com altares onde eram realizadas cerimônias religiosas, sacrifícios humanos especialmente. ... Por exemplo, a pirâmide de Tenochtlán, cidade que era a capital do Império Asteca, tinha 114 degraus, todos caiados de branco.
Mas suas funções variavam muito, segundo indicam pesquisas arqueológicas recentes. A visão tradicional -e basicamente correta- afirma que as pirâmides egípcias eram túmulos da realeza e que suas primas americanas eram templos.
Todos eles foram construídos em quase o mesmo plano e diferiam apenas em tamanho. Além dos templos, havia “capelas” separadas, onde os viajantes podiam realizar cerimônias religiosas. Na arquitetura dos astecas usou um sistema de arcos, escadas, incluindo madeira.
O Massacre do Templo Maior (ou Massacre de Toxcatl) foi um episódio da conquista do México em que os espanhóis massacraram os astecas no momento em que estes faziam uma cerimónia aos deuses Tezcatlipoca e Huitzilopochtli.
O local tinha uma estrutura circular, cuja base de pedra vulcânica continua conservada. Sua forma redonda havia diferenciado a construção dos demais templos quadrados que dominavam o espaço mais sagrado para os astecas antes da conquista pelos espanhóis, em 1521.
O Templo Mayor era um dos principais templos dos astecas na sua capital Tenochtitlan, atual Cidade do México. ... O sítio arqueológico dos nossos dias situa-se imediatamente a nordeste do Zócalo, ou praça principal da Cidade México, na esquina entre as ruas Seminario e Justo Sierra.