Heptóxido de dicloro é o composto químico com a fórmula Cl2O7. Este óxido de cloro é o anidrido do ácido perclórico. É produzido pela cuidadosa destilação do ácido perclórico na presença do agente desidratante pentóxido de fósforo: 2 HClO4 + P4O10 → Cl2O7 + H2P4O.
P₄O₁₀
SO3
Na₂O
O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria (principalmente como uma base química) na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Também usado para desobstruir encanamentos e sumidouros pelo fato de ser corrosivo.
Por exemplo, temos o óxido de sódio (Na2O), que é um óxido básico. Veja a seguir que, ao reagir com a água, ele forma a base hidróxido de sódio: Se esse mesmo óxido reagir com um ácido, como o ácido sulfúrico (H2SO4), será produzido um sal (sulfato de sódio) e a água.
Sais se definem como toda substância que, em solução aquosa, sofre dissociação liberando um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-. Essa definição é apropriada e ajuda no discernimento das funções inorgânicas (ácidos, bases, sais).
Em química, um sal é um composto que em água se dissocia num cátion diferente de H⁺ e um ânion diferente de OH⁻. Eles são tipicamente o produto de uma reação química entre: Uma base e um ácido: forma-se um sal e água. Por exemplo: 2NaOH + H₂SO₄ → Na₂SO₄ + 2H₂O Um metal e um ácido: forma-se um sal e hidrogênio.