6 dicas para diminuir o colesterol ruim
Coloque no prato
Cardápio da dieta para baixar o colesterol Aspargos salteados com frango grelhado + salada com alface, tomate de cenoura + 1 colher de chá de azeite de oliva + 1 xícara de uvas roxas. 1 vitamina (200 mL) de abacate com iogurte natural + 1 colher de chá de linhaça, acompanhado de 30 g de amêndoas.
Valores de referência do colesterol
O colesterol alto não provoca sintomas. Cansaço, dor de cabeça, falta de ar, dor no peito, palpitações podem indicar doenças cardiovasculares que tem grande correlação com altos níveis de colesterol.
Evitar o sedentarismo, evitar comer alimentos com gordura saturada e evitar fumar são medidas importantes a serem seguidas. Os alimentos que mais aumentam o colesterol são a gema dos ovos, o bacon, a pele da carne das aves, a manteiga, o creme de leite, a nata, as frituras, as salsichas, e embutidos e a carnes.
Dentre as causas de LDL-C elevado podemos citar alimentação desbalanceada, excesso de peso, uso de alguns medicamentos como corticosteroides e para tratamento do HIV e causas genéticas.
Dessa forma, é importante ter na alimentação do dia a dia alimentos como alho, cebola, berinjela, água de coco, alcachofra, linhaça, pistache, chá preto, peixe, leite e amêndoas, por exemplo, pois ajudam a regular os níveis de colesterol.
Olá, O grande problema é que a maioria das pessoas preferem comer o pão francês e o de forma com margarina ou manteiga que estes sim podem aumentar o colesterol. O ideal é trocar o pão francês pela versão integral contribuindo para a diminuição do colesterol.
Preparar um lanche com pão integral é uma ótima opção para quem tem colesterol alto. O alimento é rico em fibras, que colaboram na diminuição do colesterol advindo dos alimentos.