O que causa a meningite canina? As causas mais comuns decorrem da complicação de outras doenças como virais, parasitárias, fungos ou por bactérias que ainda não se sabe muito sobre elas. Muitas vezes a complicação causada por uma doença pode estimular para o desenvolvimento da meningite.
Encefalite em cães: tratamento Dessa forma, podem ser utilizados corticosteroides para reduzir a inflamação do cérebro. Se o cachorro tiver convulsões, será necessário medicá-lo também com anticonvulsivantes.
Os principais exames para o esclarecimento diagnóstico de casos suspeitos de meningite são: exame quimiocitológico do líquor; bacterioscopia direta (líquor ou soro); cultura (líquor, sangue, petéquias ou fezes);
Existem muitos tipos de bactérias que podem causar meningite. As principais causas no Brasil são:
Os principais exames para o esclarecimento diagnóstico de casos suspeitos de meningite são: • exame quimiocitológico do líquor; • bacterioscopia direta (líquor); • cultura (líquor, sangue, petéquias ou fezes); • contra-imuneletroforese cruzada – CIE (líquor e soro); • aglutinação pelo látex (líquor e soro).
Sinais e sintomas específicos da meningite meningocócica
Além da avaliação dos sintomas apresentados pelo paciente, um exame laboratorial é realizado por meio da coleta por punção lombar para confirmar o diagnóstico. Nele, é coletada uma pequena amostra do líquor, ou líquido céfalo-raquidiano, do canal vertebral.
A Meningite Viral é a causa mais comum de Meningite Asséptica, além de ser a menos perigosa, pois a pessoa infectada melhora sem a necessidade de um tratamento específico. Este tipo atinge principalmente crianças com menos de 5 anos e é transmitido por meio da saliva (fala, tosse, espirro, beijo) ou pelas fezes.