Universo em Escala: Sistema Terra-Lua
A velocidade orbital da Lua é de 1,03 quilômetro por segundo. A distância média entre a Lua e a Terra é de 384400 quilômetros. Contudo, como a órbita é elíptica, a máxima aproximação acontece a 363 mil quilômetros de distância (perigeu) e a máxima distância ocorre a 406 mil quilômetros (apogeu).
A Lua, como o Sol e a Terra, não está parada no céu, ela gira ao redor da Terra, que por sua vez gira ao redor do Sol. A Lua possui muitos movimentos, mas os principais são translação, rotação e revolução. O movimento de translação é o que ela faz em torno do Sol, acompanhando a Terra.
Vênus
Esse movimento, conhecido como translação, leva 365 dias (mais 5 horas, 45 minutos e 46 segundos) para ser completo. Outro movimento que lhe ensinaram foi o de rotação: a Terra gira em torno de seu próprio eixo.
Não percebemos o movimento da Terra pois levamos em conta a "relatividade" do movimento. Estamos na mesma velocidade da Terra (por estarmos "dentro dela") e, com isso, é como se estivéssemos em repouso.
A razão é simples: é que Vénus anda ao contrário de todos os outros planetas do sistema solar, ou seja, de Este para Oeste e por isso o Sol nasce do outro lado.