EQST

Qual A Diferença Entre Vescula E Bolha?

Qual a diferença entre vesícula e bolha?

Vesícula: pequena lesão de conteúdo líquido claro. Em outros termos, é uma bolha de até 1 cm de diâmetro. Bolha: lesão elevada de conteúdo líquido claro.

O que é lesões inflamatórias orais?

INTRODUÇÃO E DEFINIÇÕES. Define-se estomatite como qualquer processo inflamatório que acometa a cavidade oral. As lesões inflamatórias podem ter diversas etiologias: infecciosas, auto-imunes, traumáticas, neoplásicas ou reações medicamentosas.

O que é Lesão fundamental?

As lesões fundamentais representam um conjunto de alterações básicas que afetam a pele e a mucosa e culminam no aparecimento clínico das doenças.

O que é placa Papulosa?

Placa papulosa: é a lesão elevada de altura inferior a 1 cm, em plataforma que se estende em superfície por vários centímetros. Pode ser individual ou constituir aglomerado de pápulas. Nodosidade ou tumor: formação sólida, circunscrita, elevada ou não, maior que 3 cm.

O que é uma vesícula na pele?

Vesícula é uma lesão da pele. Em dermatologia, vesícula é essencialmente uma bolha, uma formação arredondada, contendo líquido em seu interior, mas dela se diferindo em tamanho e pela profundidade de localização na pele. A vesícula é pequena, enquanto as bolhas podem ser grandes.

Como evoluir uma ferida?

Na prática clínica, a observação da redução da dimensão da lesão, redução da quantidade de exsudato e a mudança na cor do leito da ferida pela eliminação da necrose, esfacelo e aumento do tecido de granulação sugerem evolução do processo de cicatrização.

Como cuidar de uma ferida infectada?

As feridas infectadas deveriam ser tratadas sistematicamente usando a terapêutica antibiótica adequada. Os organismos patogénicos deveriam ser identificados o mais rapidamente possível após colheita de amostras para cultura e estudo de sensibilidade. Os antibióticos tópicos não têm lugar no tratamento de feridas.

O que são feridas infectadas?

Feridas infectadas são as feridas que sofrem a invasão de microorganismos patogênicos que causam Infecção.

Como fazer curativo em ferida infectada?

Deve-se remover as crostas e os detritos com cuidado; lavar a ferida com soro fisiológico em jato, ou com PVPI aquoso (em feridas infectadas, quando houver sujidade e no local de inserção dos cateteres centrais); por fim fixar o curativo com atadura ou esparadrapo.

O que são feridas limpas-contaminadas e infectadas?

Feridas limpas são aquelas que não apresentam inflamação e em que não são atingidos os tratos respiratório, digestivo, genital ou urinário. Feridas limpas-contaminadas são aquelas nas quais os tratos respiratório, alimentar ou urinário são atingidos, porém em condições controladas.

O que é uma ferida limpa contaminada?

Limpas: produzidas em ambiente cirúrgico. A probabilidade de infecção da ferida é baixa, em torno de 1 a 5%. Limpas-contaminadas ou potencialmente contaminadas: não há contaminação grosseira.

Qual a diferença entre uma ferida colonizada e uma ferida infectada?

Mas, muitas vezes é difícil distinguir entre colonização e infecção. As feridas colonizadas contêm microrganismos comensais que não representam uma ameaça para o tratamento, enquanto feridas infectadas contêm agentes patogénicos que estão em estado de replicação bacteriana virulenta11.

O que é lesão perfurante?

Ferimento perfurante: superfície circular com bordos regulares ou não. Apresenta orifício de entrada, um trajeto e às vezes orifício de saída. Produzido por objeto pontiagudo e fino capaz de atravessar a pele e tecidos subjacentes.