É o processo em que partículas de uma substância em fase líquida recebem calor (energia) suficiente para a transição do estado líquido para o estado gasoso. Dependendo de como ocorre esse processo, a vaporização pode ser caracterizada de três formas distintas: evaporação, ebulição ou calefação.
Para que o vapor sofra condensação é necessário que ocorra ou uma redução na sua temperatura ou um aumento na pressão a que está submetido. Uma substância no estado gasoso não apresenta nem forma, nem volume definidos, ocupando todo o espaço do volume que a contém. Neste estado é facilmente comprimida.
A evaporação é uma passagem do estado líquido para o estado gasoso que ocorre lentamente. ... A evaporação ocorre constantemente em um líquido, em um equilíbrio químico com a condensação, ou seja: ao mesmo tempo que a água vira vapor, vapor também vira água.
As pequenas gotas de água se formam porque o vapor de água que existe no ar entra em contato com a superfície fria do copo e se condensa, isto é, passa para o estado líquido. Essa mudança de estado é chamada condensação, ou liquefação.
Solidificação: passagem da fase líquida para a sólida. Exemplo: água líquida colocada no congelador para formar gelo. Condensação: passagem da fase gasosa para a líquida. Exemplo: o vapor da água se transformando em gotículas de água quando sua temperatura fica abaixo de 100 ºC.