180 horas
Para atuar como instrumentador cirúrgico é necessário fazer um curso técnico ministrado por escola oficial ou instituição reconhecida pelo Governo Federal. Os cursos são oferecidos por Conselhos Regionais de Enfermagem, sociedades médicas e instituições de formação tecnológica.
– Cofen apoia formação técnica em Enfermagem para instrumentador cirúrgico Conselho Federal de Enfermagem - Brasil.
O instrumentador de uma operação deve ser remunerado pelo plano de saúde. Com esse entendimento, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região declarou a legalidade de multa imposta a uma operadora de plano de saúde pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
R$ 1.
Mercado de trabalho Após a conclusão do curso de instrumentador cirúrgico, o profissional está habilitado para trabalhar em hospitais, clínicas e demais ambientes cirúrgicos, podendo ser contratado em um local ou fazer parte de equipes médicas que operam em diversos locais.
Um anestesista em início de carreira, com até dois anos de experiência, por exemplo, pode ganhar de R$ 5.
Para se tornar um Anestesista, o candidato precisa, primeiramente, fazer um curso de Medicina, com seis anos de duração, e depois passar por uma Residência Médica ou Especialização de três anos em Anestesiologia.
Tanto médicos quanto enfermeiros podem se tornar anestesistas, e como em qualquer especialização, se tornar um anestesista leva vários anos de treinamento.
Apenas profissionais habilitados podem aplicar uma anestesia. No caso de procedimentos cirúrgicos, é necessário que um anestesiologista faça o procedimento. Esse profissional é formado em Medicina com especialização na área de anestesia.
Salários de Anestesista