Geografia - Pós-Graduação
O que se estuda na licenciatura em Geografia?
Resposta. A matemática auxilia a Geografia nas varias áreas e vertentes de estudos. Como o calculo de determinado período urbano ou rural, a construção de mapas com escalas, na topografia, entre outros.
A Geografia é a ciência que estuda o espaço geográfico. A Geografia é uma ciência humana, ou seja, ela investiga os fenômenos que se relacionam aos seres humanos e às suas práticas. Mais do que isso, a Geografia é a ciência que estuda o espaço geográfico.
Os princípios básicos da Geografia são importantes para o estudo aprofundado de todo o globo terrestre e dos aspectos físicos deste. Os princípios básicos mais estudados são: Extensão - evidencia qual é a localização de um determinado fenômeno na superfície terrestre.
Princípios da geografia, são eles: Extensão, analogia, causalidade, atividade e conexão.
Para a construção de um raciocínio reflexivo sob essa ótica, são enfocados os princípios geográficos como instrumentos de análise referencial – extensão- localização, causalidade, analogia, conexidade e atividade – numa perspectiva de visão atual do espaço geográfico.
Resposta. Resposta: Explicação: localiza e delimita áreas em um mapa; identificando a paisagem, o espaço, ou o fato geográfico a ser estudado; ou seja, um território que esteja em crescimento econômico, cultural e político, tem que se expandir.
O princípio da extensão diz que é necessário realizar uma delimitação do fato a ser estudado, de forma a localizar o mesmo na superfície terrestre. Sendo esse princípio difundido por Friedrich Ratzel (1844-1904), o que começou a dar início as divisões e estabelecimentos de regiões geográficas.
Analogia - também chamado Geografia Geral, exposto por Karl Ritter (1779-1859) e Paul Vidal de La Blache (1845-1918): todo fenômeno geográfico deve ser comparado a outros do mesmo tipo, para se estabeleceram semelhanças e diferenças e facilitar sua compreensão.
Paisagem é uma categoria de análise da Geografia que nos auxilia no estudo e compreensão do espaço a partir de um recorte específico. Ela é definida como tudo aquilo que nós podemos identificar e interpretar por meio dos nossos sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar) em um determinado lugar.