As vantagens são: flexibilidade no tratamento da tarefa, trabalho em grupo, criação e propriedade coletiva, maximização das habilidades do indivíduo. As desvantagens são: falta de responsabilidade individual, gerência coletiva, acumulo do canal de comunicação, complexidade de sincronização.
“As estruturas em redes podem ser unidades organizacionais ou equipes integradas”. ... São varias características incomuns em redes, com, por exemplo, “elevada flexibilidade, mobilidade, horizontalidade, conectividade, coordenação própria, autonomia, autossuficiência”.
Vantagens da estrutura funcional
Benefícios de uma estrutura adequada: Identificação das tarefas necessárias; Organização das funções e responsabilidades; ... Ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades.
A estrutura organizacional de uma empresa é importante para formalizar a delegação de tarefas e definição de níveis de autoridade que são necessários para que a empresa atinja seus objetivos. ... O desenho da estrutura formal conta com níveis hierárquicos, setores e departamentos bem definidos, bem como sua interligação.
A estrutura organizacional é a forma como uma organização está dividida e hierarquizada. Ela define como é feita a gestão das suas atividades e a comunicação entre seus setores, visando atingir seus objetivos estratégicos.
A Estrutura Matricial tem como proposta satisfazer ambas as necessidades: de coordenação e de especialização. ... Esta é a forma mais utilizada especialmente em grandes empresas, pois cada área tem o tipo de estrutura que melhor se adapta à execução de suas tarefas.
Tipos de Departamentalização
II - Quanto aos métodos de departamentalização, a Departamentalização por 'perda' funcionários e. trabalho são organizados por produtos, facilitando que se tornem especialistas pelo portfólio de. produtos da empresa. Por exemplo departamentos de acabamento, material básico de construção e.
São os departamentos responsáveis pela venda do produto. São os departamentos responsáveis pela limpeza da fábrica. São os que executam serviços auxiliares e não para atuação direta sobre os produtos. ...
A necessidade da departamentalização surge à medida que as empresas se tornam maiores por se envolverem em atividades das mais diversificadas, caracterizando indispensabilidade da divisão das principais atividades e tarefas organizacionais, transformando-as em responsabilidades departamentais ou divisionais.