O acesso ao bloco cirúrgico é restrito aos médicos e aos seus auxiliares (enfermeiros e anestesistas). Não existe um "direito" de quem quer que seja de acompanhar o ato cirúrgico, a não ser que a equipe médica entenda que isso seja extremamente necessário, o que isso não causará maiores problemas.
O centro cirúrgico deve estar localizado em uma área do hospital que ofereça a segurança necessária às técnicas assépticas, portanto distante de locais de grande circulação de pessoas, de ruído e de poeira.
4.
O Centro Cirúrgico é considerado uma das áreas mais complexas do hospital, não somente pela sua especificidade, mas por ser um setor fechado que expõe os profissionais de saúde e o cliente a situações estressantes.
RESOLUÇÃO-RDC Nº 50, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2002. Dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.
SETOR » CENTRO CIRÚRGICO A equipe multiprofissional que participa do ato cirúrgico é composta por cirurgião, anestesista e equipe de enfermagem (enfermeiro, instrumentador, circulante, técnicos e auxiliares), cabendo a todos, atividades específicas.
Resultados: O centro cirúrgico é um setor especifico, o qual requer estrutura física, localização e equipamentos adequados para atender aspectos técnico-administrativos, a fim de controlar riscos e dar subsídios ético-legais a equipe e instituição.