Para que serve o remdio Maytenus ilicifolia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A Maytenus ilicifolia Mart. ex Reissek, conhecida popularmente como espinheira santa, pode ser utilizada nas gastrites, dispepsias e no tratamento coadjuvante de úlceras pépticas. Atua como reguladora das funções estomacais e promove a proteção da mucosa gástrica1,2,3.
Qual é o benefício da espinheira santa?
A Espinheira-santa é muito usada em casos de gastrite, dores de estômago, úlcera gástrica e azia, pois os componentes presentes nesta planta têm uma forte ação antioxidante e protetora celular e, além disso, reduzem a acidez gástrica, protegendo assim a mucosa do estômago.
Quais os efeitos colaterais da espinheira santa?
Os efeitos colaterais da espinheira santa são raros, mas, quando acontecem, eles incluem:
Boca seca;
Náuseas;
Dores no estômago;
Dores de cabeça.
Como usar extrato de espinheira santa?
Agite o frasco antes de usar. A precipitação no fundo do frasco é normal. Tome a solução oral com um pouco de água. Ingerir 2,5 mL (copo medidor) diluídos em água, 2 a 3 vezes ao dia, antes das principais refeições ou a critério médico.
Quem tem pressão alta pode usar espinheira santa?
A espinheira-santa (Maytenus ilicifolia), planta popularmente usada para tratar doenças gastrintestinais, revelou-se capaz de reduzir a pressão arterial de ratos.
Quanto tempo Espinheira-santa faz efeito?
Por exemplo, tomar o chá pode ajudar a conter o refluxo de forma imediata mas não prolongada. Já as terapias homeopáticas podem apresentar efeitos mais duradouros com usos prolongados, normalmente apresentando melhoras significativas a partir de 30 dias fazendo a administração das cápsulas ou tintura.
O que é extrato de Espinheira Santa?
O Extrato Fluido de Espinheira Santa é um fitoterápico que contém, em sua composição, o extrato seco de espinheira-santa (Maytenus ilicifolia), padronizado em taninos. A espinheira-santa é uma planta conhecida por seu efeito protetor contra úlcera gástrica demonstrado em animais experimentais.
Quantas gotas de Espinheira Santa tomar?
A quantidade recomendada de espinheira santa é: de duas a três xícaras de chá ao dia ou duas cápsulas três vezes ao dia, ou 20 gotas do seu extrato em 1/3 de copo d´agua duas vezes ao dia.
Qual é a planta que cura gastrite?
A espinheira santa é uma planta medicinal reconhecida no tratamento de úlcera e gastrite e, desde 2007, o Sistema Único de Saúde (SUS) fornece medicamentos à base desta planta.
Quem é hipertenso pode tomar chá de Espinheira Santa?
A planta Maytenus ilicifolia, popularmente conhecida como espinheira-santa, contém substâncias capazes de dilatar vasos sangüíneos (foto: Sonia Mesia Vela). A espinheira-santa (Maytenus ilicifolia), planta popularmente usada para tratar doenças gastrintestinais, revelou-se capaz de reduzir a pressão arterial de ratos.
Preparar o chá de espinheira-santa é algo bem simples: em uma leiteira, esquente 500 ml de água. Quando ferver, desligue o fogo, coloque 3 colheres de sopa com folhas de espinheira-santa, tampe a leiteira e deixe em infusão por pelo menos 5 minutos. Depois, basta coar e beber o chá normalmente.