Para motores elétricos, podemos citar três tipos de partida que estão presentes na maioria das empresas: partida direta, partida suave e estrela-triângulo. Essas três formas são as mais encontradas na indústria em geral, e por isso devemos conhecer cada uma delas para saber a mais adequada em cada situação.
Disjuntor Motor:
php Página 23 DISPOSITIVOS DE COMANDO São equipamentos de comando elétrico com a finalidade de enviar um sinal elétrico para o acionamento de um equipamento ou interrupção de um circuito de comando, permitindo ou não a passagem da corrente elétrica entre um ou mais pontos de um circuito.
Os dispositivos de comando, de acionamento e controle são constituídos por chaves, algumas aptas a interromper ou ligar circuitos com carga (disjuntores), outras perfazendo essas funções somente sem carga (seccionadoras).
As funções de um dispositivo de partida de motor são classificadas dentro das seguintes categorias: SECCIONAMENTO: isola eletricamente os circuitos de potência e de comando da alimentação geral. ✓ Seccionador: NUNCA deve ser manobrado com carga. ✓ Interruptor: feito para ser manobrado COM carga.
Entre as dicas mais relevante que podem contribuir para a maior durabilidade do motor elétrico estão:
4 – Quais são os tipos de falhas que podem ocorrer na partida de um motor elétrico? Conceitue-as. Sobre tensão, queda de tensão, desequilíbrio ou falta de fases: causam o aumento da corrente absorvida pelo circuito; ... 5 – Defina proteção contra curto-circuito e proteção contra sobrecarga.
Um motor elétrico queima devido a curto-circuito causado por falha no material isolante ou na rede ao qual ele está ligado. O fio de cobre dos enrolamentos do motor é revestido por uma fina película de material isolante, que impede que a corrente elétrica flua desordenadamente pelos enrolamentos.
A sobrecarga elétrica é decorrente do excesso de carga ligada em determinado circuito e/ou tomada. Em outras palavras, ao conectar diferentes equipamentos no mesmo ponto, a corrente elétrica passa a ser maior do que aquela suportada pelos fios e cabos.
O superaquecimento também ocorre quando um motor elétrico é forçado a operar em um ambiente de alta temperatura. Isso faz com que a taxa em que o calor pode ser conduzido para reduzir a uma taxa alarmante. ... Também pode afetar o valor isolante do isolamento do enrolamento se ele se instalar nos enrolamentos do motor.
Sobre aquecimento de motores elétricos, todos sabemos (ou deveríamos saber) que pode estar relacionado ao dimensionamento da hélice ou a um problema no seu enrolamento. ...
O motor pode estar esquentando por diversos motivos, os principais são os problemas na correia da ventoinha, na bomba de água ou no termostato, panes elétricas ou perda de líquido de arrefecimento - geralmente, é causado por algum vazamento na mangueira ou no radiador.
Qual é a temperatura aceitável medida na carcaça do motor? Os motores WEG utilizam as classes de isolamento B (130ºC), F (155ºC) e H (180ºC). São projetados para trabalhar em um ambiente com temperatura de até 40ºC em uma altitude de até 1000m.
Para medir temperatura nas barras do rotor uma das melhores técnicas é abrir um orifício no local no qual será alocado o sensor para medição. Esses sensores são úteis para detectar rápidas mudanças de temperatura. No entanto, esses sensores são afetados por ruídos, prejudicando dessa forma as medições.
Graxa com base sintética e agentes lubrificantes especiais. Ideal para rolamentos de motores elétricos e ventiladores industriais, rolamentos de bombas que operam a elevadas temperaturas e rolamentos de esferas ou rolos que operam a elevadas temperaturas, em que seja exigida uma reduzida separação do óleo.
Para que a lubrificação do motor elétrico seja eficiente, é importante aplicar os tipos de graxa corretos e a quantidade adequada. Lembrando que graxas de base diferente nunca devem ser misturadas. A lubrificação excessiva ou reduzida pode prejudicar o desempenho do motor elétrico.
Existem outros métodos de lubrificação podem ser indicados, são eles: Lubrificação de rolamentos por jato de óleo: na qual se injeta óleo a alta pressão em um dos lados do rolamento. A velocidade do jato de óleo deve ser alta o suficiente para que parte do óleo penetre na turbulência que rodeia o rolamento.
Manutenção de motores elétricos
Limpe e lubrifique o portão periodicamente Faça a limpeza e a lubrificação sempre com o portão fechado, para ter acesso completo aos trilhos, e desconecte-o da energia para evitar acidentes. Passe um pano limpo nos trilhos e guias para tirar a poeira, ou use um aspirador de pó, caso ela esteja muito acumulada.
No caso do automatizador, basta lubrificar o fuso + /- a cada 6 meses com graxa branca especial. Pode ter 1 ou 2 motores que ficam instalados na horizontal paralelo ao portão. Deve-se observar o funcionamento manual das folhas do portão e lubrificação do fuso a cada 6 meses com graxa branca especial.
Na hora de escolher a potência (HP) do seu produto, é importante que o automatizador seja compatível com o portão e a frequência de uso. O motor precisa de potência de acordo com o peso do portão. Também é necessário que a máquina seja compatível com o número de abertura e fechamento por hora.
O portão pode parar de funcionar se o fusível da placa do motor está queimado. Isso impede que a energia elétrica passe pelos fios de entrada da placa (caso o fusível esteja sem defeitos e os fios inteiros) é necessário analisar qual parte do motor está com defeito, e se deve ser trocado.
No diagrama, a gente ligar a fase no cabo amarelo, vai ligar o capacitor no cabo preto, um lado o capacitor no preto e outro lado no azul e vai alimentar o preto ou o azul com o neutro, dependendo do sentido horário que a gente quiser, se quiser, se no sentido horário, cê liga o neutro no preto.