Principais sintomas
O tratamento para ancilostomose é igual, seja ela provocada por Ancylostoma duodenale ou Necator americanus. Dois esquema com anti-helmínticos são os mais utilizados: Albendazol 400 mg dose única. Mebendazol 100 mg 2 vezes por dia por 3 dias.
A icterícia costuma aparecer entre o segundo e o terceiro dia de vida e dura em média dez dias, com exceção nos que nascem prematuros, que podem apresentar formas mais intensas e prolongadas.
Se for uma icterícia leve, apenas o rostinho e o tórax da criança ficam amarelados, se o fenômeno é muito intenso, as pernas e os pés também podem apresentar a cor amarela.
Banho de luz no bebê A luz dos aparelhos de fototerapia provoca alteração nas moléculas da Bilirrubina, permitindo que as mesmas sejam eliminadas mais rapidamente. Conseqüentemente diminuindo sua concentração no sangue e assim a Icterícia.
“Os bebês ficam amareladinhos devido ao excesso de bilirrubina (pigmento amarelo) no sangue. A quebra das hemoglobinas dos recém-nascidos é uma das causas do excesso desta substância”, afirma a ginecologista e obstetra Ana Paula Aquino, especialista em reprodução humana do Grupo Huntington.
Nos casos em que a icterícia não desaparece sozinha, o médico pode indicar a fototerapia, também conhecida como banho de luz. A técnica consiste em colocar o bebê em um aparelho em contato com várias lâmpadas para ajudar a diluir a pigmentação, que será excretada por meio das fezes.
Danos cerebrais por icterícia – patologia denominada kernicterus – trazem seqüelas como surdez e problemas motores, e podem inclusive levar à morte.
Na icterícia, a pele e a parte branca dos olhos ficam amareladas. Ela ocorre quando há excesso de bilirrubina (um pigmento amarelo) no sangue - uma condição denominada hiperbilirrubinemia.
Quase todos os RN apresentam valores de bilirrubina em circulação superior a 1 mg/dl (17 micromol/L). Quando este valor atinge 5 mg/dl torna-se visível nas escleróticas e pele. Na primeira semana de vida cerca de 60% dos RN de termo ficam ictéricos e nos pré- termo pode chegar aos 80%.
Portanto, os valores normais de bilirrubina no sangue nos adultos são os seguintes: Bilirrubina total: 0,2 a 1,1 mg/dL. Bilirrubina indireta: 0,1 e 0,7 mg/dL. Bilirrubina direta: 0,1 a 0,4 mg/dL.