A cavidade pleural é um espaço potencial entre estas duas membranas, que é criada quando a pleura serosa cobre o pulmão e se dobra sobre si mesma, deixando uma pequena bolsa líquida ou aérea.
A pleura visceral está em contato com os pulmões, enquanto a pleura parietal recobre a superfície interna da parede torácica. Entre estas duas camadas está a cavidade pleural, um espaço virtual contendo uma quantidade muito pequena de líquido, importante para a lubrificação e coesão das camadas pleurais.
Uma das principais causas do Derrame Pericárdico são as infecções por vírus na própria membrana que envolve o coração, as chamadas pericardites. Doenças como a tuberculose, colagenose e, até mesmo, metástases tumorais também costumam desencadear a produção excessiva de líquido pericárdico e provocar o problema.
Líquido pericárdico é o líquido seroso segregado pela camada serosa do pericárdio na cavidade pericárdica. O pericárdio é constituído por duas camadas – uma camada fibrosa externa e uma camada fibrosa interna.
O epicárdio é a porção mais resistente do saco cardíaco, protegendo o coração contra impactos e contra o meio externo da cavidade torácica. O epicárdio pode sofrer com algumas doenças, como o acumulo de líquidos e outros exsudatos, como o pus. Espero ter ajudado!১৬ জুন, ২০১৮
Pericárdio – é a membrana que reveste externamente o coração, como um saco. ... Endocárdio – é uma membrana que reveste a superfície interna das cavidades do coração; Miocárdio – é o músculo responsável pelas contrações vigorosas e involuntárias do coração; situa-se entre o pericárdio e o endocárdio.