Um dos principais sociólogos da história do Brasil, o pernambucano Gilberto Freyre teve sua formação acadêmica no exterior, nas universidades de Baylor, no Texas, e Columbia, em Nova York. Na primeira, se graduou em artes liberais, formação interdesciplinar comum nas faculdades americanas.
A Sociologia é a ciência que se preocupa em estudar a sociedade e todos os fenômenos e aspectos relacionados à ela. A Sociologia no Brasil procura explicar os vários fatores que diferenciam o comportamento humano ou porque grupos sociais tendem a comportar-se de maneira semelhante.
A sociologia sempre teve como um dos seus objetivos, estudar os conflitos entre as classes sociais. No Brasil, na década de 20 e 30, estudiosos debruçaram-se na busca do entendimento da formação da sociedade brasileira, analisando assim temas como abolição a escravatura, êxodos e estudos sobre os índios e negros.
Entre a década de 20 e 30 a partir da busca por compreensão do sistema social Brasileiro, surgiu o estudo da sociologia, buscando entender aspectos como a abolição da escravatura, índios e negros. ... Em que período a Sociologia brasileira se consolida academicamente e quais são seus principais representantes?
Azevedo em seu livro Princípios de Sociologia (Edições Melhoramentos: São Paulo, 9ª ed., 1958) apresenta uma síntese histórica da Sociologia no Brasil na qual distingue três fases: A primeira iria da segunda metade do século XIX, até 1928, e seria anterior ao ensino e a pesquisa; a segunda é marcada pela introdução da ...
O movimento armado de 1935, conhecido como “levante comunista”, contribuiu para a chegada da sociologia no Brasil. A união do Partido Comunista com alguns Tenentes de esquerda do exército Brasileiro lutavam pelo fim do imperialismo e existência de uma ditadura democrática.
A Sociologia tem-se afirmado como um campo privilegiado de saber onde a reflexão permanente, o debate e a análise crítica das diferentes opções sociais, aliada ao estudo rigoroso, profundo e metodologicamente informado constituem o fundamental desta ciência.
A sociologia, ciência que tenta explicar a vida social, nasceu de uma mudança radical da sociedade, resultando no surgimento do capitalismo. O século XVIII foi marcado por transformações, fazendo o homem analisar a sociedade, um novo “objeto” de estudo.