O atendimento pré-hospitalar (APH) é destinado às vítimas de traumas, violências urbanas, mal súbitos, distúrbios psiquiátricos e urgências/emergências clinicas. Visa estabilizar o paciente de forma eficaz, rápida e com equipe preparada para atuar em qualquer ambiente e remover o paciente para uma unidade hospitalar.
Atendimento pré-hospitalar (APH) O atendimento pré-hospitalar é aquele realizado por um profissional da área médica, com o intuito de prestar a primeira assistência a vítimas de acidente ou acometidas por emergências clínicas (por exemplo, acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio, convulsões).
Exemplos: hematomas intracranianos, a tumefação cerebral, a lesão cerebral secundária ao aumento da pressão intracraniana, lesão cerebral por diminuição ou falta de oxigênio, queda na pressão sanguínea, dificuldades na respiração, diminuição ou falta de sangue, febre, aumento do açúcar no sangue, alterações do sódio, ...
Como funciona? Consiste em padronizar o sistema através da sequência de atendimento ABCDE, através da avaliação inicial ou primária e da avaliação secundária, após a estabilização da vítima. A avaliação inicial ou primária visa a identificação das lesões e estabilização simultânea do paciente vítima de trauma.
Aferir a pulsação da vitima A resposta correta é: Verificação da Perfusão distal. Como é chamado as duas técnicas para abertura da via área de vitimas ? Escolha uma: a. Para cima e Para baixo b.
Como é a categorização das vítimas triadas? No método START, as vítimas são classificadas pelo estado de gravidade e cada categoria utiliza uma cor para fácil identificação no momento de evacuação e transporte da cena. Imediata (cor vermelha): vítimas com ferimentos graves, porém com chance de sobrevida.
AVALIAÇÃO DO AMBIENTE
O exame primário tem por objetivo identificar e manejar situações que ameaçam a vida desta vítima. Ele é realizado sem movimentar a vítima da sua posição inicial, com exceção dos casos em que haja necessidade de intervir em alguns passos, como por exemplo, na desobstrução das vias aéreas.