Diversas teorias tentam explicar a extinção K-Pg, sendo que a mais aceita atualmente é a que justifica a catástrofe como sendo resultado da colisão de um asteroide com a Terra.
Apesar de haver várias explicações, hipóteses e teorias, não é possível afirmar com precisão o que realmente provocou a extinção desses enormes animais da Terra. A queda de um meteoro na Terra, com a velocidade de 72.
A teoria mais aceita sobre a extinção dos dinossauros diz que há 66 milhões de anos um asteroide enorme caiu no Golfo do México, formando uma cratera de 180 quilômetros de diâmetro, conhecida como Chicxulub.
Aproximadamente há 65 milhões de anos, os dinossauros foram extintos de nosso planeta. A teoria mais aceita para esse extermínio é a de que um asteroide com cerca de 10 km de diâmetro tenha caído sobre a superfície terrestre, provocando colapso e consequente extinção de todos os organismos vivos que aqui habitavam.
370 m
Potencialmente o corpo principal seria desviado, mas um fragmento de 50 a 80 metros ainda poderia colidir com a Terra. De acordo com os especialistas, m impacto dessa escala afetaria um raio de 15 quilômetros, destruindo completamente a ilha de Manhattan.
O que causa os meteoros? O atrito dos meteoritos com os gases da alta atmosfera faz com que as partículas do corpo celeste alcancem altíssimas temperaturas e, literalmente, incendeiem. Esse rastro luminoso é o que chamamos de meteoro.
Durante a reentrada, correntes de ar são comprimidas a altas pressões e temperaturas pelas ondas de choque, esse ar é carregado pela onda até o final da nave, onde ocorre a rápida despressurização, e consequentemente, o congelamento.
Asteroide chegará a distância da Terra menor do que satélites de TV. Um asteroide vai passar quase raspando pela Terra nesta quinta-feira (24). O objeto, chamado de 2020 SW, deve passear pelo nosso céu a uma distância de apenas 27 mil quilômetros de nós.
Quando uma rocha atravessa nossa atmosfera, a uma velocidade entre 11 e 72 km por segundo, ela aquece muito e perde matéria, fazendo com que menos de 5% dela atinja, de fato, a superfície da Terra. Quando isso acontece, nomeamos esta rocha de meteorito.
"Terra frágil", com mais de 150 imagens surpreendentes - aéreas, terrestres e de satélite -, reúne os mais dramáticos eventos naturais e os causados pelo homem....Avise-Me.
12.
A revolução industrial mudou as relações entre o homem e a natureza. A principal consequência, até agora, parece ser a alteração na atmosfera da Terra. ... O aumento da temperatura da Terra tende a provocar o aumento do nível dos oceanos porque o calor irá provocar a expansão térmica das moléculas de água.
O efeito estufa é um fenômeno de ordem natural capaz de garantir que a Terra seja habitável. Isso acontece porque ele é responsável por manter a temperatura média do planeta, evitando que o calor seja totalmente irradiado de volta ao espaço.
Todos os recentes períodos de estufa da Terra parecem ter uma coisa em comum: foram precedidos por um enorme impulso de gases de efeito estufa na atmosfera, seja por erupções vulcânicas expelindo dióxido de carbono ou metano borbulhando abaixo do fundo do mar.
Desequilíbrio no efeito estufa O problema do efeito estufa começa quando a atmosfera retém mais calor e, como consequência, aumenta a temperatura da Terra além do normal - é o famoso aquecimento global. Isso acontece por causa da emissão de gases em excesso, através de indústrias e carros, por exemplo.
"A radioatividade, ou seja, a emissão espontânea de partículas radioativas pela desintegração de isótopos que existem em minerais e rochas do interior da Terra, também explica o calor no interior do planeta", afirma Alexandre Uhlein, professor e pesquisador do departamento de geologia da Universidade Federal de Minas ...
Segundo o Met Office, serviço meteorológico do Reino Unido, e a NASA, Agência Espacial Americana, 2020 tem tudo para ser mais quente que o ano passado. Motivo? Maior quantidade de CO2 emitido pelo homem. Segundo a NASA, há 68% de chance desse ano ser mais quente que 2019.
Aqui vale chamar atenção para um fato. As maiores temperaturas da história estão acontecendo nos últimos anos. O ano mais quente da história foi 2016. Muitos pesquisadores explicaram que além da ação humana, o El Niño - o fenômeno aumenta a temperatura do planeta - ocorrido nesse ano ajudour a trazer a média pra cima.