Brotto (p 20, 1999), considera que a pedagogia dos Jogos Cooperativos é apoiada em três dimensões de ensino aprendizagem: Vivência, Reflexão e Transformação. Pela Vivência busca-se incentivar e valorizar a inclusão de todos, respeitando as diferentes possibilidades de participação.
Os jogos cooperativos são práticas que geram um ambiente de coletividade e ajuda entre os participantes. ... Esse tipo de jogo visa estabelecer relações de confiança e parceria em um clima descontraído, proporcionando o fortalecimento do grupo e a empatia entre as pessoas.
Não é considerada uma características dos jogos cooperativos: [ ] Geram ambiente de coletividade. [ ] Os objetivos focam na participação de todos. [ ] possuem eliminações, exclusões, vencedores e perdedores. [ ] promove a cooperação entre as pessoas.
Os jogos cooperativos se baseiam em cinco princípios que vão colaborar para a construção dessa auto-estima: inclusão, coletividade, igualdade de direitos e deveres, desenvolvimento humano e processualidade (SOLER 2006 p.p.
O jogo caráter competitivo, traz alguns aspectos negativos (irritação;agressividade; frustração, etc) mas também percebemos aspectos positivos como estímulo e vontade de jogar, a descoberta de potencialidades e habilidades; estímulo motor; muitas vezes o aluno busca um“espelho” e tenta atingir uma meta (um aluno que é ...
O jogo cooperativo busca aproveitar as condições, capacidades, qualidades ou habilidades de cada indivíduo e aplicá-las em um grupo em prol de um objetivo comum. Gera motivação, alegria, participação, respeito às diferenças, união, criatividade, atitudes de empatia, solidariedade, comunicação etc.
Concluiu-se, assim, que os jogos recreativos são importantes para a formação afetiva e cognitiva, sendo um excelente meio para a integração do indivíduo na sociedade e na escola, embora as aulas de Educação Física continuem com um caráter mais esportivo.
Resposta: A importância dos Jogos Cooperativos é estimular o trabalho e a cooperação entre os colegas de classe. Assemelha-se muito a um jogo de futebol, que um time de 11 jogadores se ajudam para garantirem a vitória no final da partida.
Resposta. Resposta: A interatividade e entrosamento por parte dos integrantes da equipe, para o objetivo comum, que seria a vitória.
Resposta. Resposta: afirma que um dos objetivos principais dos Jogos Cooperativos é gerar a harmonia nas diferenças, pois ao se respeitar os limites do outro, superamos a barreira do individualismo e nos conscientizamos de que é possível viver bem com as divergências.
Em um jogo competitivo, o que mais importa é vencer o oponente e conquistar a vitória, um objetivo que não poderá se compartilhado com os demais derrotados ou eliminados.
A cooperação no trabalho é essencial para o sucesso das equipes. No ambiente profissional, cooperar deve fazer parte do dia a dia de todos os funcionários. Pois, ainda que desempenhem funções diferentes, todos estão ali por um mesmo objetivo: o sucesso da empresa.
A cooperação entre as pessoas faz com que a empatia entre as equipes seja maior, o ambiente institucional seja mais amigável e familiar, e a confiança entre os colaboradores seja superior. Criar esse vínculo de parceria com os colegas é uma maneira que temos para conquistar uma ligação que vai além da empresa.
Conheça 7 motivos para incentivar a cooperação na empresa:
Cooperar significa saber como contribuir para alcançar um objetivo comum. Para isso, é preciso pensar, planejar e agir juntos. Em algumas empresas a cultura da cooperação é evidente.
É absolutamente primordial, nos dias atuais, trabalhar em equipe para que a empresa funcione da melhor maneira possível. E a palavra-chave de toda e qualquer empresa que se preze é cooperação entre seus membros. Cooperar é interagir, é conseguir que os resultados almejados sejam trabalhados em equipe.