Uma caixa óssea (comumente chamada caixa torácica), formada pelo esterno, costelas e coluna vertebral, protege os pulmões e os outros órgãos no tórax. Os 12 pares de costelas curvam-se em torno do tórax a partir da parte posterior (costas). Cada par está ligado aos ossos (vértebras) da coluna vertebral.
Como você viu acima, o tórax contém mais do que artérias, nervos e vasos linfáticos torácicos. Também contém órgãos e estruturas vitais, como o coração, os pulmões, o timo, a traqueia e o esôfago. Um dos órgãos mais importantes situados no tórax é o coração.
O tórax é a região anatómica situada entre a região do pescoço (cervical) e o abdómen, sendo separada desta última pelo diafragma (músculo interno) e vulgarmente conhecida como a região do “peito”.
Hilo é uma fissura ou depressão numa víscera, especialmente no baço, pulmão, rim ou ovário, pela qual entram e saem os elementos vasculares, nervosos e linfáticos.
[Gramática] A palavra toráx também é considerada um substantivo plural, portanto, não há variação de grafia: o tórax, os tórax.
tórax (tó – rax);
Plural é quando a palavra se refere a mais de um elemento. Vejamos diferentes exemplos de palavras no singular: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)