Os animais invertebrados são divididos em diversos filos, são eles: poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos, artrópodes e equinodermos.
Em primeiro lugar devemos lembrar que as cobras são répteis, ou seja, as mesmas não se alimentam do leite. Podem ser ovíparas ou vivíparas, desprovidas de glândulas mamárias, sendo assim, não amamentam seus filhotes. Seu sistema digestório não está adaptado a essa alimentação.
No mundo existem por volta de 2.
Cobras venenosas: corra antes de ver
As serpentes (cobras) mais venenosas do Brasil são: (1º) a coral verdadeira, (2º) a cascavel, (3º) a surucucu pico-de-jaca e (4º) a jararaca. A surucucu é a maior serpente venenosa do continente americano e uma das maiores do mundo, podendo atingir até 4,5m de comprimento.
Taipan
No brasil existem mais de 370 espécies de cobras. As serpentes peçonhentas brasileiras estão agrupadas em duas famílias: Viperidae – sendo as jararacas e cascavéis, e Elapidae – sendo as cobras corais. A jararacas são responsáveis por 90% dos acidentes, as cascavéis 7%, as sucurus 2% e as corais 1%.
A jararaca é a cobra que mais pica no Brasil, sendo responsável por 90% dos casos. Existem pelo menos 20 tipos diferentes de jararacas.
Conheça mais sobre as serpentes do Brasil. Segundo o Instituto Butantan, atualmente o Brasil tem 370 espécies diferentes de serpentes, Dessas, apenas 60 são peçonhentas, sendo menos de 15% do total. Dentre as cobras peçonhentas, existem quatro gêneros diferentes no Brasil: Surucucu, Cascavel, Coral, e Jararaca.
Essas 3 espécies são chamadas popularmente de jararacas pintadas no estado de Santa Catarina. Com coloração que varia entre marrom claro e escuro, com manchas e pontos brancos próximo ao ventre, essa espécie também se alimenta de roedores.
Cobras que andam somente de casal: Varia a espécie de região para região, na Amazônia é a Surucucu-pico-de-jaca (Lachesis muta) e no Sudeste a Urutu-cruzeiro (Rhinocerophis alternatus) ou a Jararacuçu (Bothrops jararacussu). Diz a lenda que essas cobras só andam em casal.
É em grande parte imune ao poderoso veneno de sua presa principal: a jararaca (Bothrops jararaca) e outras espécies do gênero. Porém, não é imune ao veneno da cobra-coral. Se bem a muçurana é venenosa, é considerada inofensiva para os humanos. É apreciada no campo porque mata outras cobras peçonhentas.
Introdução. As cobras são répteis de corpo longo e esguio, sem pernas nem braços. São parentes próximas dos lagartos. Existem cerca de 2.
O padrão de coloração das cobras corais é usado, segundo a crença popular, para diferenciar as “falsas-corais” das “corais-verdadeiras”. ... Entretanto, essa análise não é correta, pois o que diferencia as espécies não é o padrão de cor, e sim a dentição.