Existem vários tipos de instrumentais cirúrgicos, e eles podem ser agrupados em:
São procedimentos consecutivos realizados desde o início até o término da cirurgia. De um modo geral as intervenções cirúrgicas são realizadas em quatro tempos básicos, de acordo com a etapa do procedimento a ser realizada pelo cirurgião: Diérese- significa dividir, cortar ou separar.
O material cirúrgico pode ser dividido em simples e especial. A primeira classificação se trata de equipamentos médicos básicos em todas as intervenções. Já os especiais são usados em apenas algumas cirurgias específicas.
Significado de Diérese Cirurgia. Separação dos tecidos orgânicos de cuja contiguidade ou união pode provir algum dano ao organismo.
A finalidade das pinças hemostáticas traumáticas é induzir a hemostasia temporária, um processo fisiológico que consiste no bloqueio de lesões vasculares para interromper sangramentos e hemorragias.
Existem diferentes tipos de pinça que possuem indicações diversas conforme a área operada e a necessidade, no caso da hemostasia, são usadas pinças hemostáticas.
Utilizado para apreensão de tecidos em diversos tipos de cirurgia. Possui videa na ponta o que aumenta a durabilidade e precisão do instrumental.