Resposta. O cálculo do IDH é feito mediante a média dos critérios avaliados pelo indicador: renda, escolarização e esperança de vida.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mede o nível de desenvolvimento humano dos países utilizando como critérios indicadores de educação (alfabetização e taxa de matrícula), longevidade (esperança de vida ao nascer) e renda (PIB per capita).
Os dois critérios mais comuns levam em conta a localização das terras do continente americano no mundo (critério geográfico) ou a colonização e o desenvolvimento econômico e social dos países (critérios histórico, cultural e socioeconômico).
Resposta. Resposta: Europa e Ásia fazem parte de um mesmo bloco continental, denominado Eurásia. Apesar disso, a Eurásia apresenta diferenças relevantes do ponto de vista histórico, econômico, social e cultural, fato que contribui para serem considerados dois continentes distintos.
O critério utilizado para a regionalização do país é agrupar em uma mesma Região os estados que apresentam semelhanças físicas, humanas, culturais e econômicas, facilitando, assim, o desenvolvimento de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, infraestrutura, etc.
4) Os critérios para fazer uma regionalização levam em consideração como aspectos econômicos, sociais, políticos, financeiros, religiosos. A importância de regionalização diz respeito a estudos para melhor gestão de resultados, permitindo comparações de regiões afins e melhor atuação.
Resposta. Resposta: Europa e Ásia fazem parte de um mesmo bloco continental, denominado Eurásia. Apesar disso, a Eurásia apresenta diferenças relevantes do ponto de vista histórico, econômico, social e cultural, fato que contribui para serem considerados dois continentes distintos.
Os critérios usados para regionalizar a Europa são critérios sociais, econômicos, culturais, territoriais e históricos, além é claro dos geográficos, considerando as características físicas do território europeu.
A parte ocidental do continente foi influenciada pela potência capitalista, os Estados Unidos. A parte oriental do continente foi influenciada pela potência socialista, a União Soviética. Essa linha divisória entre os países de economia planificada e os de economia de mercado ficou conhecida como Cortina de Ferro.
Alguns estudiosos no assunto, através das análises espacial, econômica e cultural, realizam uma classificação do continente em quatro áreas distintas no qual se enquadram a Europa Ocidental, Setentrional, Centro-Oriental e Meridional.
Resposta. O continente europeu , que foi o mais afetado pela guerra fria, teve o território dividido em duas regiões: Europa Ocidental e Europa Oriental, que são constituídas por 25 países cada uma delas.
Resposta: Esta divisão ocorreu após a Segunda Guerra Mundial,quando os países a Oeste da Alemanha permaneceram capitalistas,sob influência dos Estados Unidos,e os países a leste da Alemanha se tornaram comunistas,sob influência da União Soviética.
As regiões da Europa Assim, diversas propostas de regionalização podem ser apontadas. Durante a Guerra Fria, a classificação mais marcante da Europa se deu a partir da delimitação de duas grandes regiões: a Europa Ocidental e a Europa Oriental.
A perda de postos de trabalho proveniente da entrada de novas tecnologias nos meios de produção é denominado de desemprego estrutural, e nesse caso é a principal causa desse processo na Europa. ...
3- Segundo o texto, o melhor critério para a regionalização da Europa seria a industrialização.
Regionalização político-econômica europeia• Durante a Guerra Fria (1945-1989) o continente europeu ficou politicamente dividida. A parte ocidental do continente foi influenciada pela potência capitalista, os Estados Unidos. A parte oriental do continente foi influenciada pela potência socialista, a União Soviética.
Os critérios naturais foram de imensa importância para a compreensão e formação da Europa, como é um território contínuo com muitos acordos de livre circulação, logo passamos a ter a necessidade dos critérios naturais. Dessa forma o continente Europeu é demarcado por cordilheiras, áreas elevadas e etc.
Nos países europeus, vivem cerca de habitantes, que se dividem nas quatro grandes regiões da Europa:
Regiões da Europa
De acordo com tal divisão geográfica, podemos afirmar que a Europa é composta pelas quatro regiões: Europa Ocidental, Europa Setentrional, Europa Centro-Oriental e Europa Meridional.
Ocidental
Resposta. Europa Ocidental, Europa Centro-Ocidental, Europa Meridional e Europa Setentrional.
Resposta. Resposta: 1) Europa Ocidental, Europa Setentrional, Europa Centro-Oriental e Europa Meridional.
Já para a Unesco, segundo critérios histórico-sócio-culturais, a Europa Ocidental compreenderia os atuais territórios da Alemanha, Andorra, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Islândia, Irlanda, Itália, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Noruega, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, São ...