Normalmente os dentinhos começam a nascer quando o bebê deixa de mamar exclusivamente, por volta dos 6 meses, sendo um marco de desenvolvimento importante.
Ordem de queda Geralmente os dentes inferiores caem antes dos superiores. Somente após os 9 anos costumam cair os outros dentes, começando pelos caninos. Depois se seguem os pré-molares, que caem até os 12-13 anos (do primeiro pré-molar inferior até o segundo pré-molar superior, conforme figura abaixo).
Não existe idade certa para o nascimento do primeiro dente, mas eles começam a surgir entre os 6 e 14 meses de vida. Os primeiros costumam ser os frontais de baixo. Em situações muito raras, o primeiro dente aparece ainda nos primeiros meses de vida ou até já está na boca do bebê ao nascer.
Os dentes dos bebês costumam nascer em pares e os primeiros a surgir são os incisivos centrais inferiores. Os dentes inferiores serão seguidos pelos incisivos centrais superiores, incisivos laterais inferiores e superiores, primeiros molares, caninos e segundos molares.
Estimular a gengiva com alimentos que precisam da mastigação, como frutas, brócolis e outros vegetais bem cozidos, facilita muito a erupção dos dentes. Além disso, quando o dente rasga, a gengiva pode inflamar, deixando o bebê irritado, e esses alimentos podem ajudar e tornar esse momento menos doloroso.
Os primeiros a nascer são os dois dentes da frente da parte inferior, geralmente quando o bebê tem cerca de 6 meses de idade. No entanto, cada bebê é diferente; o primeiro dente do bebê pode surgir a partir dos 5 meses até 1 ano.
Normalmente, os primeiros dentes de leite começam a cair no período entre 4 e 6 anos de idade. Quando um dente começa a cair, leva cerca de um mês até o fim do processo. Enquanto isso, os dentes vão ficando moles e a raiz se desprende, naturalmente, da gengiva da criança.
Algumas opções caseiras para aliviar as dores do nascimento dos dentinhos são: