EQST

Como Diagnosticar Sndrome Miofascial?

Como diagnosticar síndrome miofascial?

Diagnóstico. O diagnóstico da síndrome dolorosa miofascial é realizado por meio de exame físico e de uma análise dos músculos em que há queixa de dor. Via de regra, a avaliação é baseada no histórico dos sintomas e na presença de pontos-gatilho, já que o local da dor não aparece em exames de imagem.

Quem tem fibromialgia pode fazer Liberação Miofascial?

Estudos demonstraram que a liberação miofascial reduz a sensibilidade à dor em pontos sensíveis em pacientes com fibromialgia. Essa técnica também reduz os níveis de ansiedade e melhora a qualidade do sono. Além de ajudar a recuperar as funções musculares, reduzidas devido ao distúrbio.

Qual o tipo de dor pode ser desencadeada por um ponto gatilho miofascial?

A síndrome dolorosa miofascial é uma condição de dor crônica que afeta o sistema musculoesquelético. A pressão em pontos sensíveis dos músculos (pontos-gatilho) causa dor no músculo e, às vezes, em partes aparentemente não relacionadas do corpo.

O que é inflamação miofascial?

A Síndrome da Dor Miofascial é caracterizada pela inflamação crônica dos músculos. Ela é causada por um estado de contração muscular sem o relaxamento: durante um movimento temos a contração das fibras musculares e o relaxamento das mesmas e assim acontece o movimento desejado.

Qual médico trata a escapula?

O diagnóstico é feito por um médico ortopedista através de exame físico, sendo que pode ser solicitado a realização de eletromiografia para analisar o funcionamento dos músculos na região da escápula.

Qual os efeitos da terapia manual na fibromialgia?

A mobilização neural pode acarretar em benefícios como: descompressão neural, melhora da extensibilidade, melhora de amplitude de movimento, diminuição de parestesias e dores. A massagem promove além de outros benefícios fisiológicos supracitados promove o relaxamento muscular, sensação de bem-estar e melhora da dor.

Quais as características do exame físico da dor miofascial?

O exame físico é imprescindível e complementa a anamnese. Deve-se realizar o exame ortopédico do local acometido, avaliar amplitude de movimento e alinhamento articular, exame neurológico de força, sensibilidade superficial e reflexos, e depois realizar a palpação.

Como curar ponto gatilho?

A liberação do ponto de gatilho pode ser feita por liberação miofascial, instrumental, com o uso de vibrações, terapia com ventosas e até mesmo com exercícios físicos.