As paredes do coração são constituídas por três camadas distintas, sendo a camada mais externa o epicárdio. A camada média espessa é o miocárdio, constituído por tecido muscular cardíaco que se contrai causando compressão nas câmaras cardíacas e, consequentemente, ejeção de sangue.
A espessura do miocárdio varia de uma câmara para outra e essa variação está relacionada à resistência encontrada no bombeamento do sangue pelas diferentes câmaras. Quando a musculatura dos átrios encontra pouca resistência para impelir o sangue para os ventrículos, suas paredes são as partes mais finas do miocárdio.
Endocárdio, composto por um revestimento endotelial e um tecido conjuntivo subendotelial. Homólogo à túnica íntima dos vasos sanguíneos. A camada de tecido conjuntivo subendocárdico consiste em fibras colágenas e elásticas sintetizadas por fibroblastos.
Sua base encontra-se ligada ao centro tendíneo do diafragma, por meio de um ligamento denominado freno-pericárdico, um dos culpados pela manutenção do coração posicionado na cavidade torácica. Outra função do pericárdio é proteger a ocorrência de lesões nos pulmões durante os batimentos cardíacos normais.
É formado por duas membranas, uma de constituição fibrosa que envolve mais externamente o coração e grandes vasos em intima relação com as estruturas mediastinais, denominado pericárdio fibroso; e outras de consistência serosa, o pericárdio seroso, constituído por 2 lâminas, as lâminas parietal e visceral. ...
Esta camada serosa apresenta duas membranas que encerram a cavidade pericárdica, para a qual é segregado o líquido pericárdico. O líquido é semelhante ao líquido cefalorraquidiano do cérebro, amortecendo e permitindo ao órgão movimentar-se.
A cavidade pericárdica é um espaço que cerca o coração e os grandes vasos. Nele há uma camada fina de tecido conectivo que contém dois componentes: O pericárdio parietal (fibroso) e visceral (seroso). O pericárdio visceral cobre a superfície externa do coração, por isso também chamado de epicárdio.
O pericárdio é um saco fibrosseroso de parede dupla que envolve: o coração. o fluido pericárdico. as raízes dos grandes vasos.
O excesso de líquido no local comprime o coração e compromete todo o sistema. Para essa produção excessiva, damos o nome de Derrame Pericárdico. E, uma das suas principais consequências, é o Tamponamento Cardíaco, uma emergência médica.
A parede do coração é constituída por três diferentes camadas: pericárdio (membrana que envolve o coração), o miocárdio (músculo cardíaco) e endocárdio (o revestimento interno das cavidades do coração das válvulas cardíacas).
1) Nestes estágios, o coração irá se apresentar como uma grande cavidade. Você poderá observar um envoltório externo, o Epimiocárdio, e uma camada fina interna denominada Endocárdio.
O coração está envolto em uma membrana dupla chamada pericárdio, com duas camadas separadas por uma pequena quantidade de um fluido chamado líquido pericárdico, com a função de permitir que uma deslize sobre a outra.
O sistema cardiovascular, também chamado de sistema circulatório, é o sistema responsável por garantir o transporte de sangue pelo corpo, permitindo, dessa forma, que nossas células recebam, por exemplo, nutrientes e oxigênio. Esse sistema é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos.
Basicamente, a função do sistema circulatório ou cardiovascular é distribuir os nutrientes absorvidos pelo sistema digestório e o oxigênio absorvido pelos pulmões, para todo o organismo do indivíduo. Ele também retira das células as escretas nitrogenadas e o gás carbônico produzido no metabolismo celular.
O sistema circulatório humano é composto pelo sangue, condutores (veias e artérias) e coração. O coração é o órgão que bombeia o sangue. O sistema vascular é composto pelos vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares. As artérias são os vasos pelos quais o sangue sai do coração.