A estes espaços chamamos de cavidades do corpo. Existem duas cavidades principais. São elas: cavidade dorsal do corpo e cavidade ventral do corpo. A primeira é formada pelos ossos do crânio, onde encontramos o encéfalo; e também pelo canal vertebral (coluna vertebral + medula espinal).
A projeção dessas conchas dentro da cavidade nasal produz quatro passagens para o ar, chamadas meatos. O meato dorsal leva ao fundo da cavidade do nariz e leva o ar ao contato da mucosa olfatória. O meato médio se liga ao sistema de seios paranasais. O meato ventral leva o ar até a faringe.
Meato nasal é o termo genérico que designa três orifícios nasais. O primeiro deles, o meato inferior, está localizado abaixo da concha nasal inferior e se abre para o duto lacrimonasal.
Abertura ou orifício de um canal. Abertura do conduto auditivo.
Coana é a abertura nasal posterior. São divididas pelo osso vômer. As coanas fazem a comunicação da cavidade nasal com a faringe. A região coanal apresenta o Orifício Faríngeo.
Gargarejos com água morna e pastilhas ajudam caso haja dor de garganta associada. Se for somente rouquidão, eles não tem efeito, pois nenhum líquido chega à laringe. Lembre-se, o que você deglute vai para o esôfago e não para as vias respiratórias, onde se encontram as cordas vocais. Evite falar, se possível.
tecido epitelial
A traqueia é revestida internamente por um epitélio cilíndrico pseudoestratificado ciliado com células caliciformes. A lâmina própria é de tecido conjuntivo frouxo, onde estão presentes glândulas seromucosas, as quais apresentam ductos que se abrem no lúmen do órgão.
O ventrículo da laringe (ventrículo de Morgagni; cavidade ventricular) é uma cavidade de forma elíptica com o maior eixo no sentido horizontal, situada entre a prega vestibular (banda ventricular; falsa corda vocal; prega ventricular) superiormente, e a prega vocal (corda vocal; corda vocal verdadeira) inferiormente.
As pregas vocais, conhecidas como cordas vocais, são duas dobras de músculo e mucosa que se estendem horizontalmente na laringe, com fixação anterior na face interna da cartilagem tireóidea, formando a comissura anterior, a região de convergência de ambas as pregas vocais.
As pregas vocais localizam-se na laringe e são as estruturas responsáveis pela emissão de sons.
Exerce função respiratória e fonatória, além de impedir a entrada de partículas estranhas. A laringe é um órgão curto, de forma cônica, constituído de cartilagens, músculos e ligamentos. Está localizada na região do pescoço, entre a quarta e sexta vértebra cervical, conectando a faringe à traqueia.
As duas pregas vocais são um tecido musculoso, situadas no interior da laringe. O expulsar do ar por elas as fazem vibrar produzindo o som pelo qual nos comunicamos. ... O controle da altura do som se faz aumentando-se ou diminuindo-se a tensão das cordas vocais.