Consiste em um projétil de látex ao invés de chumbo ou outro tipo de ponta. O nome técnico desse tipo de munição é "munição de elastômero" e pode apresentar-se em vários formatos e tipos. A vantagem desse material é que ele não perfura a pele na maioria dos casos e desde que observado a forma de disparo.
Munições para armas curtas nos calibres . 44 Magnum, . 45 Auto e para armas longas nos calibres .
Quanto ao formato da base, um estojo é nomeado da seguinte forma (correspondente em inglês): Com aro: (rimmed) com ressalto na base (as vezes chamado de gola) Com semi-aro: (semi-rimmed) com ressalto de pequenas proporções e uma ranhura (virola) Sem aro: (rimless) tem apenas a virola.
Walter Hunt
Na munição de carregamento separado, um cartucho completo consiste em três componentes: o projétil a ser disparado, o propelente (em vários recipientes, geralmente combustíveis) e a espoleta.
calibre 7,62x39mm
Armeiro é o profissional que repara, modifica, projeta e fabrica armas. Faz reparos de qualidade industrial, renovação (como a aplicação de acabamentos metálicos) e, faz modificações e adaptações para usos especiais. Também pode aplicar elementos decorativos como gravuras e esculturas como forma de acabamento.
Apesar da pouca quantidade de informações prévias sobre os materiais, sabe-se que as armas de fogo são normalmente fabricadas em aços da família 41XX, geralmente o 4140 e o 4150 bem como o inoxidável 416.
As armas são feitas assim até hoje e chamamos o processo de raiamento do cano de “rifling”. Essas estrias, raias ou ranhuras fazem o chumbinho girar em torno do próprio eixo no momento do tiro. Isso proporciona um aumento da precisão, ajuda na estabilidade do projétil e melhora a aerodinâmica do tiro.
O cano de arma é feito por uma barra de aço cilíndrica que passa por processos até chegar no estágio aprovado para ser colocado no corpo da arma. Os processos podem variar de acordo com o tipo de arma, de aço, o controle do calibre, entre outros.
Estriamento ("rifling" em inglês) é o processo pelo qual ranhuras helicoidais no cano de uma arma ou arma de fogo conferem uma rotação a um projétil em torno do seu eixo mais longo. Esse giro serve para estabilizar o projétil giroscopicamente, melhorando sua aerodinâmica, estabilidade e precisão.
O cano mais longo proporciona um plano de mira (distância entre a alça e a massa de mira) maior e, portanto, menos sujeito a desalinhos com o alvo. O peso maior do cano longo confere à arma maior resistência a movimentos do atirador, o que promove menos desalinho com o alvo.
Classificação da Arma de Fogo
Veja a seguir as armas e munições classificadas como de uso permitido