Que ser egosta? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
De acordo com o dicionário, egoísmo é o amor exagerado aos próprios valores e interesses a despeito dos de outrem, além de exclusivismo que leva uma pessoa a se tomar como referência a tudo. Pode ser ainda excessiva vaidade, pretensão e presunção.
É normal ser egoísta?
Ainda que nos pareça mais normal que uma pessoa seja egoísta e não psicopata, o certo é que o estudo demonstra que todos os aspectos obscuros da personalidade humana estão relacionados e se baseiam numa mesma tendência. Em outras palavras, se você tem um desses traços, é provável que desenvolva os outros.
Como surge o egoísmo?
Pesquisa mostra que egoístas entram em pane quando confrontados com pessoas justas. Seja honesto com você mesmo - certamente, em algumas ocasiões, você já se comportou de forma egoísta. No trabalho, num relacionamento, em relação a dinheiro, etc.
Como funciona o egoísmo?
O egoísmo passa despercebido em relações superficiais mas é facilmente sentido em relações íntimas sejam elas amorosa, de amizade ou familiar. Não importa o ambiente, o egoísta está sempre se priorizando, se achando merecedor de benefícios e se considerando mais importante que os demais.
Como é construída a personalidade humana?
A construção acontece a partir do contato com as outras pessoas, principalmente, com a própria família. Geneticamente, já existe uma pré-disposição a algumas características da personalidade, mas, é justamente no encontro com os outros, que se constrói e se torna realidade.