A população tocantinense é composta por imigrantes de várias partes do Brasil, o índio também compõe o contingente populacional do estado. São, ao todo, sete etnias (Karajá, Xambioá, Javaé, Xerente, krahô Canela, Apinajé e Pankararú), totalizando aproximadamente 10 mil índios, distribuídos em 82 aldeias.
Palmas
Dessa forma, em 5 de outubro de 1988, o norte do estado de Goiás foi emancipado, passando a se chamar Tocantins, com sua instalação definitiva ocorrendo em 1º de janeiro de 1989.
A pedra fundamental de Palmas foi lançada no dia 20 de maio de 1989, dando início à construção da última cidade planejada do século. ... O nome Palmas foi escolhido em homenagem a Comarca de São João da Palma, sede do primeiro movimento separatista da região, instalada em 1809 na barra do rio Palma com o rio rio Paranã.
20 de maio de 1989
Quem nasce em Palmas é Palmense.
Diversos fatores explicam o eterno verão de Palmas, entre eles a sua localização geográfica, o clima tropical de savana (que possui tipicamente uma estação seca bem pronunciada) e a urbanização. Banhada pelo Rio Tocantins, Palmas tem um calor que deve ser entendido e aceito como um referencial natural da cidade.