Perfil do gestor escolar: confira as 12 competências de um bom...
Eles são profissionais responsáveis por elaborar os planos de ensino e averiguar se eles estão sendo cumpridos corretamente. A gestão escolar, neste caso, deve acompanhar, supervisionar e orientar sua equipe colaboradora. ... O gestor pode liderar ações na escola para que a tecnologia seja agregada às técnicas de ensino.
O gestor escolar precisa ter uma boa capacidade de planejamento. ... Ele deve saber escolher muito bem quais os professores e funcionários que melhor se encaixam no perfil da escola, bem como o material didático mais adequado, e estar consciente dos objetivos finais do ensino e da aprendizagem.
Um diretor escolar é, por definição, um profissional que carrega consigo grandes responsabilidades. Além de organizar a parte pedagógica, ele também tem que dar conta de tarefas administrativas.
O diretor de uma escola deve ter os olhos e ouvidos abertos, percebendo o que está certo ou errado, o que não funciona, em que aspectos pode melhorar em si mesmo, nos professores, nos alunos, nos objetivos da escola, na disposição do tempo, na visão que os outros fazem da instituição, nas suas próprias atitudes e ...
Vale lembrar que este profissional tem a função de liderar e organizar o trabalho de todos os seus funcionários, principalmente os professores. O diretor escolar tem o papel de traçar os objetivos e metas da instituição de ensino a respeito do aprendizado e do método de ensino que será aplicado na escola.
O diretor, como líder da escola, deve envolver sua equipe de professores, coordenadores, orientadores e funcionários no planejamento e execução das tarefas. Além de garantir uma gestão transparente e democrática, saber delegar é fundamental para dar conta do trabalho.
substantivo masculino Cineasta; o responsável pela coordenação da equipe de filmagem e pela atuação dos atores numa produção artística: o diretor lança filme internacional. Gestor; aquele que possui o mais elevado cargo administrativo: o diretor de uma empresa, de uma escola. ... Etimologia (origem da palavra diretor).
Ser diretor escolar nos dias de hoje é muito mais que um cargo e requer muito mais que uma formação – é uma opção que exige muita paixão, compromisso e avaliação constante da nossa prática e da de todos que compõem a equipe. ...
O diretor pedagógico funciona como uma espécie de maestro, organizando e acompanhando o trabalho de todos os coordenadores da escola, para garantir que tudo o que é realizado siga a mesma linha pedagógica – a definida pelo projeto político-pedagógico (PPP).
No cargo de Diretora Escolar se inicia ganhando R$ 3.
Os diretores, desde antigamente eram ''chefões da escola''! ... Os Gestores são mais uns articuladores da escola, entusiastas, que procuram idéias novas e coisas novas para melhorar o ambiente escolar e o aprendizado.
O Diretor é, então, o dono do mapa, aquele que coloca pinos sobre as localidades a atacar numa guerra, enquanto o Gerente organiza toda a complexidade de levar pessoas até lá e vencer a batalha.
Enquanto o gerente está preocupado e focado em desenvolver pessoas, identificar futuros líderes e dar instruções sobre trabalho, o diretor precisa trabalhar muito a delegação da supervisão operacional.
Enquanto a administração é ligada à parte técnica, a gestão escolar é relacionada ao aspecto humano da escola. ... A gestão escolar, portanto, é voltada a incentivar a liderança, motivar a equipe para dar ênfase à qualidade do currículo e motivar a participação dos pais para garantir a qualidade do ensino.
Enquanto a gestão administrativa está interligada com todas as outras áreas, sendo responsável por ações como a elaboração de planejamento estratégico; a gestão financeira viabiliza todas as estratégias definidas e assegura o crescimento sustentável do negócio.
A relação existente entre a administração e a escola são as mudanças ocorridas no mundo de trabalho, que recaem diretamente na escola. ... A administração não influi no funcionamento da escola. e) A escola está protegida de qualquer problema administrativo.
Enquanto o Gestor está ligado às questões de ordem estrutural, o Administrador está ligado às questões operacionais. Quando falamos de Administrador, falamos de um profissional que está ligado a outras funções dentro dos processos da organização.
O empreendedor é feito de comportamento e atitudes e o gestor é forjado na disciplina e técnica administrativa.
A administração é a área da ciência responsável por gerir os recursos humanos e materiais da empresa para extrair o maior valor de cada um deles. Para isso, há quatro funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar.
A etimologia de administração é latina: “administratìo, ónis”. Trata-se de «acção de prestar ajuda, execução, administração, gestão, direcção». A forma histórica em 1331 era “amenistraçom” e em 1386 “aministraçon”.
Segundo Harold Koontz “Administração é a arte de realizar coisas com e por meio de pessoas em grupos formalmente organizados”, ou seja, é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização e de usar todos os recursos disponíveis da organização para alcançar os objetivos.