Características da poesia concreta Exploração dos aspectos sonoros dos vocábulos com o uso de aliterações, assonâncias e paronomásias; Uso de neologismos; O poema concreto comunica-se por meio de sua estrutura-conteúdo; Ausência de eu lírico, de expressão subjetiva.
Primeiramente, pode-se identificar a poesia concreta como um tipo de poesia que é vanguardista, apresenta grande representatividade visual, onde a imagem está diretamente relacionada com a representação do verso desejada.
Resposta: O concretismo objetivava principalmente a construção do poema-objeto, que seria encarado como um produto semelhante ao fabricado industrialmente. Esse procedimento propiciaria que o poeta, no processo de composição do poema, eliminasse qualquer marca subjetiva ou psicológica do autor em seu produto.
No Brasil, o Concretismo teve como principais nomes os artistas Augusto de Campos e Haroldo de Campos, que são conhecidos como "os irmãos campos" e Décio Pignatari. Juntos, os três foram os responsáveis por impulsionar o movimento na poesia brasileira.
Em 1951, Bill realizou uma exposição de suas obras no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - Masp, a qual inicia o processo de consolidação do movimento concretista no Brasil.
A poesia concreta iniciou-se na década de 1950, precisamente em São Paulo na “Exposição Nacional de Arte Concreta”, ocorrida no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 1956. ... Surgiu com o movimento de vanguarda concretista no século XX, um movimento artístico e cultural que aconteceu na Europa.
A poesia visual no Brasil No nosso país a poesia visual começou nos anos 50 com o movimento concretista. Alguns dos grandes nomes do concretismo foram Décio Pignatari, Ferreira Gullar e os irmãos Augusto e Haroldo de Campos.
A Poesia visual é um tipo de poesia que tira certas distinções entre gêneros como poesia, teatro, música, dança, pintura, escultura entre outros.
O poema “Psiu”, composto em 1966, dois anos depois da exposição*, processa este novo repertório virtualmente infinito (as palavras dos jornais e revistas) com a comoção política: o golpe militar de 1964 e as novas condições repressivas que impôs (“ato 13” no poema) explicam e permitem ler o poema.
A poesia visual Representar pensamentos, sentimentos, histórias, experiências pessoais e coletivas, conferindo a eles uma dimensão estética, é o que o homem vem fazendo há milhares de anos por meio da linguagem artística ou pelos diversos caminhos e motivações da arte.