Barreira química: é caracterizada por enzimas presentes na saliva, lágrimas e secreções nasais. Os ácidos graxos presentes no suor e suco gástrico, impedem que os microrganismos consigam atingir regiões alvo para desencadear doença por possuírem pH ácido.
As respostas que o organismo desenvolve contra infecções por patógenos potenciais são conhecidas como respostas imunes. O sistema imune adaptativo, sistema imune adquirido ou imunidade adquirida é a imunidade gerada ao longo da vida, ativada após um contato inicial com diferentes agentes invasores.
Sistema imunológico adaptativo Em oposição à resposta inata, a resposta imune adaptativa depende da ativação de glóbulos brancos especializados e das substâncias que eles produzem.
Ajudam as células a ingerirem os antígenos (as células que ingerem os antígenos têm o nome de fagócitos) Inativam as substâncias tóxicas produzidas por bactérias. Atacam diretamente as bactérias e os vírus. Previnem que bactérias e vírus se fixem e invadam células.
Os mecanismos da imunidade não específica são os primeiros sistemas de defesa utilizados diante de uma invasão. Perante qualquer microrganismo que entre em contato com o corpo, ele oferece barreiras físicas (a pele, as secreções, as mucosas etc.) e fatores antimicrobianos.
As defesas do organismo contra a infecção incluem barreiras naturais, como a pele, mecanismos inespecíficos, como certos tipos de glóbulos brancos e a febre, e mecanismos específicos, como os anticorpos.
“Existem exames básicos que identificam se há algum problema com a imunidade, se ela está baixa. O mais fácil e rápido e que qualquer médico pode solicitar é o hemograma completo”, aponta a imunologista Roberta Silva.
12 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade
4 remédios caseiros para aumentar a imunidade
MEDICAMENTOS PARA AUMENTAR A IMUNIDADE