10 tipos de jogos cooperativos para Educação Física (e não só)
Resposta. Os jogos cooperativos são jogos onde "os jogadores não competem entre si, trabalham para cumprir um objetivo em comum." Portanto a alternativa correta é a alternativa 4.
cooperação é quando um grupo de pessoas agem em conjunto por uma finalidade em comum, já a competição é quando um individuo age de forma individual para conquistar a vitória.
De acordo com o dicionário Aurélio: cooperar é operar ou obrar simultaneamente; trabalhar em comum; colaborar; cooperar para o bem público; cooperar para o trabalho em equipe, e, competir é o ato ou efeito de competir; busca simultânea por dois ou mais indivíduos, de uma vantagem, uma vitória, um prêmio, etc.
Resposta. Um jogo competitivo é um onde pessoas individualmente se enfrentam ou grupos se enfrentam, cooperativo é um tipo de jogo onde as pessoas se ajudam para todas juntas conquistar um só objetivo.
Cooperar na hora de competir é conluio, no jogo, estraga o prazer de saber que venceu porque foi o melhor naquela partida. Competir na hora de cooperar é negativo; em vez de juntar forças em torno de algo comum e superior, acaba desviando-as e comprometendo-as.
Competir é importante e ensina o jogo do esporte, participar é fundamental e ensina o jogo da vida. O esporte, como a competição, ensina a enfrentar a frustração da derrota e a alegria da vitória. A conviver com as emoções e dela aprender idéias e valores para uma vida em sociedade.
Cooperar é a forma mais eficaz de se empreender. Historicamente, as pessoas cooperam porque percebem que os resultados obtidos coletivamente são melhores do que os que conseguiriam individualmente. Cada vez mais se torna necessário cooperar para competir em mercados acirrados, dominados pelas grandes empresas.
Cooperativas incentivam os esportes Ao estimular a prática esportiva, as cooperativas (independentemente do ramo de atuação) contribuem para o aumento da qualidade de vida de seus cooperados, impactam a comunidade e fortalecem a cultura da cooperação.
Resposta: A importância dos Jogos Cooperativos é estimular o trabalho e a cooperação entre os colegas de classe. Assemelha-se muito a um jogo de futebol, que um time de 11 jogadores se ajudam para garantirem a vitória no final da partida.
No contexto da Educação Física, os jogos cooperativos podem auxiliar no processo de aprendizagem das habilidades motoras desde os primeiros contatos da criança com a escola, visto que, de maneira lúdica e prazerosa, o aluno se envolve e se desenvolve, sendo uma excelente estratégia de prática pedagógica.
Resposta. Resposta: A interatividade e entrosamento por parte dos integrantes da equipe, para o objetivo comum, que seria a vitória.