Troponinas são uma família de proteínas encontradas nas fibras musculares esqueléticas e cardíacas. Os três tipos diferentes de troponina são a troponina C, troponina T e troponina I. Juntas, as três controlam a contração muscular. Duas delas, troponina I e troponina T, têm uma forma encontrada apenas no coração.
Função. Existem três tipos de troponinas: T, I e C (siglas: TNT, TNI e TNC). Juntas elas actuam sobre os filamentos de actina, regulam a força e velocidade da contração muscular. Tem grande afinidade pela tropomiosina.
SCA = síndrome coronariana aguda; IAM = infarto agudo do miocárdio; CRM = cirurgia de revascularização do miocárdio; IMSST = IM sem elevação do segmento ST; IPC = intervenção percutânea coranariana; IMCST = IM com elevação do segmento ST.
Fundamento: A troponina cardíaca de alta sensibilidade I (TnI-as) tem desempenhado um papel importante na estratificação de risco dos pacientes durante a fase intra-hospitalar da síndrome coronariana aguda (SCA), mas poucos estudos determinaram seu papel como marcador prognóstico de longo prazo no ambiente ambulatorial ...
Filamentos intermediários Sua principal função é permitir que as células resistam a choques mecânicos sem sofrer lesão ou lise (quebra da membrana plasmática celular). Por isso, os filamentos intermediários são o componente mais resistente do citoesqueleto e não sofrem alterações de tamanho e forma.
Os centríolos Eles estão presentes na maioria das células de animais, algas e vegetais inferiores como as briófitas (musgos) e pteridófitas (samambaias).