Os Três Poderes e Suas Funções
Ação que uma pessoa ou coisa exerce sobre outra; influxo: influência do poder sobre o indivíduo. ... Poder, prestígio ou autoridade que alguém usufrui em uma determinada sociedade ou em outro âmbito qualquer: é um presidente de muita influência.
Em Ciência Política é o conceito com o qual se julga a capacidade de um determinado poder para conseguir obediência sem necessidade de recorrer à coerção, que supõe a ameaça da força, de tal forma que um Estado é legítimo se existe um consenso entre os membros da comunidade política para aceitar a autoridade vigente.
A autoridade pode ser ilegítima ou legítima, sendo legítima quando está associada aos direitos humanos. ... Locke e Rousseau defendem que o Estado tem legitimidade para intervir na sociedade quando não coloca em jogo os direitos humanos, os direitos naturais do homem.
É através do poder jurídico que o Estado é legitimado com a criação de leis e normas, que por sua vez, conferem caráter regimental à sociedade, impondo obediência a certos comportamentos e formas de conduta.
O princípio da legitimidade do poder foi uma concepção na qual a norma de uma ordem jurídica legaliza o poder para determinado indivíduo, cargo ou função governamental, segundo a concepção de Kelsen. Para ele, legitimidade liga-se diretamente com a legalidade.
A legitimação consiste em se averiguar se uma pessoa, perante determinada situação jurídica, tem ou não capacidade para estabelecê-la. A legitimação é uma forma específica de capacidade para determinados atos da vida civil.