Versificação é o conjunto de métodos utilizados na arte de compor versos, fazendo uso, para o efeito, de alguns elementos que concorrem para a harmonização e beleza do gênero lírico, tais como: ritmo, metrificação, rima, entre outros.
A contagem das sílabas gramaticais totaliza dez sílabas enquanto a contagem das sílabas métricas totaliza sete sílabas, que caracteriza um verso em redondilha maior ou heptassílabo. A rima é uma das responsáveis pela musicalidade e ritmo do poema. Ela é feita ao usar palavras com o mesmo fonema final em sequencia.
Ritmo e métrica A quantidade de sílabas determina a métrica do verso, enquanto a posição das sílabas tônicas lhe define o ritmo.
A sonoridade do poema pode ser altamente regular, muito perceptível, determinando uma melodia própria na ordenação de sons, ou pode ser de tal forma discreta que praticamente não se distingue da prosa. ... Ritmo é, pois, uma alternância de sonoridade mais fraca e mais forte, formando uma unidade configurada.
Significado de Sonoridade substantivo feminino Qualidade daquilo que é sonoro, do que produz sons. ... Som harmonioso; som claro e nítido; melodia: a sonoridade do violino.
De maneira geral, a rima é feita entre um verso e outro, designando a repetição de fonemas (sons) idênticos ou semelhantes, geralmente, na sílaba final das palavras. Assim, quando pensamos no que é rima, logo pensamos na associação entre os fonemas das palavras que podem ser consideradas como pares nos textos.
Poema é um texto literário composto de versos, estrofes e, por vezes, rima. Já a poesia é uma manifestação artística que pode ou não estar baseada em palavras como o poema. Assim, a poesia é um conceito mais amplo que pode envolver pinturas, esculturas, literatura, etc.
Na poesia, as rimas se caracterizam pela repetição de sons no final de dois ou mais versos, conferindo musicalidade ao poema. As rimas podem ser classificadas quanto à fonética, quanto ao valor, quanto à acentuação e quanto à posição no verso e na estrofe.
A rima é a repetição de sons iguais ou parecidos no final das palavras. Cada linha de um poema é chamada de verso e, geralmente, não são longos, pois é com essa divisão em verso e com as rimas nos finais dos versos que conseguimos um ritmo diferente para os poemas.
Faça rimas bem humoradas. Fazer seu rival concordar com você em um de seus versos pode ganhar a batalha. Sorria e use metáforas. Compare seu rival com coisas ofensivas, relacione-o com algum acontecimento trágico que tenha ocorrido no mundo recentemente e todos saibam o que é. Ofenda o oponente sempre que puder.
Encontre a batida, sinta-a e comece a botar pra fora o que você tem na cabeça.
Dicas
O trapper Matuê cobra um cachê de R$2o mil por show. E, a cada dia que passa ele consegue fazer mais sucesso, aumentando ainda mais a sua agenda de shows.
Trap é um subgênero do rap que se originou na década de 2000 com DJ Paul no sul dos Estados Unidos. Ganhou popularidade em meados de 2007 com o surgimento de vários grupos de rap e rappers como Gucci Mane, OJ da Juiceman e produtores como Drumma Boy, Shawty Redd e DJ Zaytoven.
Ouça diversas batidas. Fique um bom tempo ouvindo batidas, deixando que elas penetrem na sua cabeça antes de forçar rimas bizarras em cima delas. Faça diferentes combinações de rimas e flows em cada batida. Há inúmeros jeitos diferentes de se encaixar em uma batida e nem sempre você vai se adaptar à batida que ouvir.
O fundamento básico de um "flow" de rap gira em torno da última palavra de cada frase ou linha rítmica de uma letra de rap. "Flows" básicos podem ser desempenhados com letras que rimam uma única sílaba. Um exemplo disso são duas linhas terminando com o som "erto", tal como nas palavras "deserto" e "esperto".
Kool Herc
Cantor. Compositor. Cearense por nascimento, foi criando em Oakland, na Califórnia (Estados Unidos). Criou o selo 30Praum, em que atuou como diretor criativo.