Os principais indicadores de manutenção são MTBF e MTTR. O MTBF ou tempo médio entre falhas, assim como o próprio nome diz, indica o tempo total de bom funcionamento médio, entre as falhas de máquinas que podem ser reparáveis.
A preocupação com o gerenciamento dos ativos da organização cresceu, a manutenção passou a ser centrada à confiabilidade e houve o aumento na manutenção PREDITIVA. Ocorreu, também, a introdução de projetos com a finalidade de melhorar a confiabilidade dos equipamentos.
Os principais indicadores de desempenho nas empresas de sucesso
Os vários fatores que influenciam o MTBF são, essencialmente, humanos. Por exemplo, será que o equipamento foi instalado corretamente? O equipamento foi desenhado e construído de forma adequada?
Seguem as 5 etapas iniciais para sua empresa otimizar a manutenção industrial para aumentar a eficiência, economizando tempo e dinheiro no médio e longo prazo:
Manutenção preditiva Por exemplo, a análise de vibração, temperatura de óleo, desgastes de correias, etc. O objetivo é prevenir para que o problema não ocorra futuramente. A manutenção preditiva é realizada analisando dados importantes para o bom funcionamento da máquina.
A Manutenção Industrial tem como principal foco garantir o bom funcionamento das máquinas e equipamentos, por meio de um conjunto de procedimentos previamente mapeados, para que mantenham o seu papel no processo produtivo.
Quais variáveis são objetivos da gestão da manutenção para a produção? Os objetivos principais da gestão da manutenção são: Agendar o trabalho de forma eficiente; Controlar custos e Garantir a conformidade regulamentar.
Assim, deve-se encontrar um ponto ideal de investimento em manutenção, de modo que as ineficiências do processo sejam eliminadas e que ele não se torne oneroso. A abordagem sistêmica considera que todas as partes do sistema interagem de modo que qualquer ação local traz como conseqüência um resultado global.
A manutenção de equipamentos, especialmente a preventiva, é feita para garantir que os utensílios usados estejam aptos para realizar as tarefas necessárias com eficácia e, principalmente, segurança. A manutenção não deve ser encarada como um gasto e sim como um investimento.
(1995), a manutenção consiste na combinação de todas as ações necessárias para manter, ou restabelecer, um produto ou sistema ao estado no qual ele pode executar a função requerida, podendo incluir eventuais modificações no produto ou sistema.
Como você já viu ao longo da leitura, a manutenção preventiva tem como foco principal prevenir uma falha ou quebra no equipamento. Também é útil para reduzir a velocidade de desgaste de veículos, máquinas e dispositivos em geral.
A manutenção elétrica é fundamental para garantir o bom funcionamento de painéis, máquinas e equipamentos industriais. Por meio dela, é possível prevenir danos e corrigir diversos problemas, evitando acidentes que podem comprometer a segurança dos colaboradores ou paralisar a produção.
Ainda podemos definir manutenção como sendo a parcela de uma organização, cuja função é fornecer recursos para que haja uma eficiente operação e produção, sem interrupções provenientes de quebra ou falhas de equipamentos do processo produtivo dessa organização.
O Curso de Aperfeiçoamento Profissional Administração da Manutenção, tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas ao planejamento, programação, controle e gestão das pessoas que trabalham na manutenção de máquinas e equipamentos industriais.
A Manutenção Autônoma e seu conceito de LLR (Limpeza, Lubrificação e Reaperto) é um exemplo, onde a responsabilidade não é apenas da manutenção, mas também dos operadores das Máquinas e é de vital importância para redução de quebras e avarias. ... Um Sistema de Gestão da Manutenção é importantíssimo para isso!
Ou seja, manutenção preventiva ou manutenção corretiva? ... A manutenção preventiva consiste numa ação sistemática de controle e monitoramento. Seu objetivo é reduzir ou impedir falhas no desempenho dos veículos. Ela aumenta a confiabilidade e leva o automóvel a operar sempre próximo das condições em que saiu de fábrica.
A manutenção preventiva normalmente é utilizada para evitar falhas em máquinas depois de um tempo ou volume de uso. Para isso, são agendados gatilhos que ativam a manutenção. Se levarmos em consideração um carro por exemplo, poderíamos dizer: Manutenção preventiva baseada no tempo: Trocar o óleo a cada 6 meses.
Alguns exemplos de manutenção preventiva são:
Manutenção preditiva: diagnosticar e revisar para prevenir Já a manutenção preditiva vai um passo além da preventiva, pois utiliza equipamentos de diagnóstico e revisões constantes para conferir o funcionamento e a eficiência de cada componente.
Definição - O que é Manutenção sistemática (periódica) Atividade em que cada equipamento pára, após um período de funcionamento, para que sejam feitas medições, ajustes e, se necessário, troca de peças.
De uma forma geral, a diferença entre elas está no objetivo de cada ação. Isso porque a preventiva, como o nome sugere, é feita antes que algum problema aconteça, enquanto a corretiva é realizada quando algo já impede o funcionamento da máquina ou equipamento.
A manutenção preditiva é fundamental para agilizar e otimizar o processo de produção, pois com base nos dados e indicadores oferecidos pelos sofisticados sistemas de monitoramento, as pequenas irregularidades que poderiam evoluir para grandes falhas são detectadas precocemente, e a correção pode ser feita imediatamente ...
Para ser realizada a manutenção preditiva é necessária a utilização de aparelhos adequados, capazes de registrar vários fenômenos, tais como:
Manutenção preditiva é uma técnica que tem por objetivo detectar a necessidade de manutenção em máquinas e equipamentos antes que eles falhem de fato. Ou seja, ela prevê essa falha antes de ela ocorrer e permite que seja consertada de forma estrategicamente planejada para não interferir no ritmo do processo produtivo.
Uma das principais características da manutenção preditiva é o acompanhamento dos dados em tempo integral de cada um dos equipamentos de uso rotineiro. Dessa forma, é possível mensurar o desgaste ou a degradação de seus componentes por meio dos parâmetros previamente determinados.