A seguir, apresentamos uma lista dos problemas mais comuns enfrentados pelos biomas brasileiros, bem como as possíveis soluções para torná-los mais protegidos e sustentáveis.
Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
O Estado que mais registrou desmatamento foi o Mato Grosso, responsável por 75% do total do desmatamento levantado pelo Imazon, e o Estado do Pará foi o segundo que mais contribuiu para o desmatamento da Amazônia Legal, com o percentual de 20%.
Mato Grosso, Amazonas e Rondônia ultrapassaram os mil km² de desmatamento e foram, nesta ordem, os estados que mais contribuíram com o aumento da taxa de desmate atrás do Pará.
As tipologias de Áreas Protegidas são Parque Nacional, Parque Natural, Reserva Natural, Paisagem Protegida, Monumento Natural e Área Protegida Privada.