Segundo Elisabeth, todos os minerais são importantes para a nossa saúde. “Eles são divididos entre macronutrientes, cujo consumo deve ser acima de 100 gramas – como o sódio, fósforo e potássio – e os micronutrientes, necessários em menor quantidade, como o ferro, cobre e zinco.
Bom... a relação é que tudo envolve a química, e tudo é gerado através disso, nosso corpo por exemplo é formado por células químicas que movimentam nosso metabolismo. E em relação aos alimentos e os nutrientes também tem química pois são constituídos por isso... ESPERO TER AJUDADO!
Cálcio o mineral mais abundante no organismo, constitui cerca de 1,5 a 2% do peso corporal e 39% dos minerais do corpo humano.
Resposta: SAO EXAMENTE AS VERDURAS , FRUTAS E LEGUMES ! Explicação: PORQUE ELAS CONTEM VITAMINAS !
Alimentos Funcionais
O que são: São alimentos ou ingredientes que produzem efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas.
Você provavelmente já viu algum alimento cuja embalagem dizia: “Fortificado com ferro” , “Rico em cálcio” ou algo parecido. Estes alimentos são os chamados fortificados ou enriquecidos e estão presentes em vários produtos que consumimos diariamente, como farinhas, leite, produtos lácteos e etc.
Por outro lado, os nutracêuticos são alimentos ou parte dos alimentos que apresentam benefícios à saúde, incluindo a prevenção e/ou tratamento de doenças. Podem abranger desde os nutrientes isolados, suplementos dietéticos até produtos projetados, produtos herbais e alimentos processados.
Já os nutracêuticos são compostos isolados que ajudam na saúde do indivíduo após a sua ingestão. Eles podem ser ácidos graxos, como o ômega 3, ou pigmentos, como o licopeno e enzimas. Normalmente, são oferecidos para pessoas em forma de cápsulas, para ajudar em seu efeito concentrado.
Na verdade, a principal diferença entre eles é que os nutracêuticos incluem os suplementos alimentares, e os alimentos fortificados que são enriquecidos com nutrientes não naturais, tais como o sumo de laranja com adição de cálcio, alimentos funcionais e alimentos médicos.
“Estudos científicos comprovam a eficácia terapêuticas de alimentos funcionais. Eles são classificados em grupos tais como: probióticos e prebióticos, alimentos sulfurados e nitrogenados, pigmentos e vitaminas, compostos fenólicos, ácidos graxos poliinsaturados e fibras”, explica Loraine.
A portaria n°398 de da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde do Brasil fornece a definição dos alimentos funcionais como “aquele alimento ou ingrediente que, alem das funções nutritivas básicas, quando consumido como parte da alimentação usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos ...
Os alimentos funcionais caracterizam-se por oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, dentre outras.
Os alimentos funcionais apresentam em sua composição compostos bioativos capazes de atuarem como moduladores dos processos metabólicos, diminuindo o risco de surgimento de doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, doenças cardiovasculares, mal de Alzheimer, mal de Parkinson, entre outras).
“Os alimentos funcionais, além das funções nutricionais básicas, produzem efeitos benéficos à saúde. Eles apresentam ingredientes ativos capazes de prevenir ou reduzir os riscos de doenças crônicas, degenerativas, diabetes e também o câncer”, afirmou Renata.
Os alimentos são utilizados pelo nosso organismo para realizar o metabolismo, ajudar na manutenção e crescimento dos tecidos, além de fornecer energia. Vale destacar, no entanto, que as funções desempenhadas por um dado alimento dependem dos nutrientes que ele possui.
Alimento (do latim alimentum) é toda substância utilizada pelos seres vivos como fonte de matéria e energia para poderem realizar as suas funções vitais, incluindo o crescimento, movimento e reprodução.
As folhas retiram do ar um gás chamado dióxido de carbono, que é o gás que sai dos nossos pulmões quando respiramos. ... Nesse processo, a plantinha transforma o dióxido de carbono e a água em glicose, que é o alimento das plantas, e oxigênio, que é o ar que a gente respira. Por isso dizemos que as plantas purificam o ar.
Resposta: A importância é que : se alimentar de forma consciente é consumir alimentos funcionais é a chave para uma vida saudável. Explicação: Uma alimentação correta é aquela que possui todos os nutrientes necessários para o organismo e na quantidade apropriada.
Se uma comida te faz mal, é melhor não insistir mais. Nenhum alimento será capaz de fornecer sozinho todos os nutrientes necessários. Por isso, é preciso variar a alimentação para garantir a quantidade ideal de vitaminas e minerais.