Os locais usuais para a aplicação de injeção IM são: o músculo deltóide (região deltóide — D), os músculos da região glútea (região dorso-glútea — DG e região ventro-glútea — VG) e os mús- culos da face lateral da coxa (região da face ântero-lateral da coxa) — FALC).
Se durante a aplicação houve escape de parte do medicamento, significa que o efeito anticoncepcional durante esse mês, não está garantido. Por outro lado, se for aplicado outra injeção, a dose ficará muito elevada no sangue, o que pode causar efeitos colaterais mais pronunciados.
A técnica de enfermagem explica que a massagem auxilia o líquido da injeção ou da vacina a se espalhar mais rapidamente pelo corpo, aliviando a sensação de queimação. “Outra técnica que pode ser usada é fazer compressa de água quente, que também ajuda a alastrar a vacina e aliviar a dor”, ensina.
Neste caso, compressas frias podem ser utilizadas nas primeiras 24 a 48 horas após a administração da vacina. Não há indicação de uso de compressa quente ou morna no local onde foi realizada a vacinação. Ao orientar sobre a forma de se fazer a compressa e informe que gelo nunca deve ser usado.
Entre as complicações mais comuns, está a Equimose(´´roxo``), que seria uma infiltração de sangue tecidual causado pela ruptura de vasos pela transfixação da agulha no momento da injeção. Uma forma de minimizar o aparecimento de equimoses seria comprimir área aplicada por alguns minutos.
Bolsa de água quente ou compressa fria Colocar uma bolsa de água quente na região mais baixa do abdome ajuda a relaxar a musculatura e reduzir as contrações uterinas. Dessa forma, a dor fica menos intensa. Já a compressa fria – bolsa térmica em gel – é outra boa alternativa para reduzir a dor.
Assim, esse tipo de compressa é indicada para:
Enquanto a compressa quente dilata os vasos sanguíneos, a versão fria possui o efeito contrário, constringindo-os e diminuindo o fluxo de sangue na região. Esse resultado faz com que o local não acumule líquidos, também amenizando inflamações e inchaços.
Consiste na aplicação de sal marinho aquecido ou com o auxílio de um dispositivo (bolsa térmica) para manter a região aquecida. Pode ser utilizado para casos de dores articulares e musculares.
Dobre a toalha fazendo um pacote ou mesmo uma trouxinha de sal e coloque sobre a região dolorida por 20 minutos ou até que o sal fique morno (nunca deixe uma compressa quente esfriar totalmente no local aplicado). Caso a temperatura do sal esteja muito alta para o contato com a pele, envolva com outra toalha de rosto.
Compressa quente de SAL GROSSO é uma ótima aliada contra as dores musculares resultados, o sal quando aquecido tem uma função vasodilatadora no local aplicado, movimenta as móleculas, as células e o sangue.