"Saudade dói, mas não sei ao certo o que está doendo, sinto apenas que me sufoca... Faz doer o coração, provocando um vazio no peito e criando uma cicatriz na alma. O pior de tudo é que essa saudade vai dar sempre um jeito de aparecer só pra me fazer lembrar o quanto sou vulnerável a essa dor que estilhaça por dentro.
Raquel Santana: Tem dias que é assim, o coração doí... Tem dias que é assim , o coração doí parece que rasga por dentro tamanha a tristeza que sentimos , falta coragem pra seguir e procuramos a fé que temos ali bem do ladinho da dor !
A irrigação do músculo cardíaco é feita pelas artérias coronárias e se qualquer uma entupir de forma súbita com gordura e/ou coágulos, o músculo não recebe nutrientes e oxigénio nas quantidades que necessita.
dor que se espalha pelo corpo – costas, pescoço, nuca, ombros e braços (em especial o esquerdo); dor recorrente com duração de 5 a 20 minutos, casos de angina, ou superior a 20 ou 30 minutos, em casos de infarto do miocárdio; dor acompanhada de falta de ar, tontura, náusea e sudorese.
Dor forte no peito que irradia para o braço esquerdo é o sintoma mais conhecido do ataque cardíaco. Mas em mulheres, nem sempre essa manifestação aparece quando ocorre um infarto.
A dor no braço esquerdo é um sintoma comum de quem sofre infarto e surge a partir de uma intensa dor no peito, que pode se alastrar não apenas para este local, mas também para outros, como axila, pescoço e costas.
Para diminuir as dores no peito, a pessoa receberá medicamentos que ajudam na redução deste sintoma. Dependendo da gravidade do infarto, o paciente passa pela angioplastia ou cirurgia de revascularização do miocárdio, que tem como objetivo direcionar as artérias a restaurar o fluxo do coração.
Percebendo os sintomas, deve-se tentar colocar a pessoa em repouso, soltar a pressão de roupas e sapatos e, se possível, ficar em um local arejado. Para quem quer se prevenir, a dica mais eficaz é andar sempre com uma aspirina,quando perceber os sintomas, a vítima deve tomar metade de uma aspirina.