As instituições federais de ensino devem garantir, obrigatoriamente, às pessoas surdas acesso à comunicação, à informação e à educação nos processos seletivos, nas atividades e nos conteúdos curriculares desenvolvidos em todos os níveis, etapas e modalidades de educação, desde a educação infantil até à superior.
DECRETO Nº 5.
A pessoa surda, através da Língua de Sinais, pode desenvolver integralmente todas as suas possibilidades cognitivas, afetivas e emocionais, permitindo sua inclusão e integração na sociedade.
a) Significa a situação em que um idioma de pouco crédito tem seu reconhecimento como língua aceito perante a sociedade. Ou seja, quanto mais palavras existirem dentro de diferentes áreas de conhecimento humano, melhor e mais forte será a língua. ...
SignWriting é um sistema que permite ler e escrever qualquer língua de sinais sem a necessidade de tradução para uma língua oral. Ela expressa os movimentos, as forma das mãos, as marcas não-manuais e os pontos de articulação através de símbolos que são combinados para formar um sinal específico da língua de sinais.
A Libras – Língua Brasileira de Sinais é uma forma de linguagem natural, criada para promover a inclusão social de deficientes auditivos. ... Hoje, aprender Libras é fundamental para o desenvolvimento nos aspectos social e emocional, não apenas do deficiente auditivo, mas também de todos que fazem parte do seu convívio.
A comunicação através da Libras, propicia uma melhor compreensão entre surdos e ouvintes, uma vez que já está previsto em lei a presença de intérpretes de Libras em diferentes instituições públicas , como escolas, universidades, congressos, seminários, programas de televisão entre outros.
Uma vez que esta língua facilita e favorece o desenvolvimento linguístico-cognitivo e social da pessoa surda, contribuindo com o sucesso da aprendizagem, enriquecendo o processo de leitura e escrita e servindo de suporte para a inserção social.
Ao ser reconhecida como disciplina no ensino superior, a Libras possibilita o desenvolvimento lingüístico, intelectual e social de seus usuários, ampliando-se para os atendimentos públicos da sociedade, impulsionando a inserção social do surdo, pois este poderá exercer sua cidadania participando de maneira ativa e ...
- A utilização da Língua de Sinais é uma forma de garantir a preservação da identidade das pessoas e comunidades surdas. Além disso, contribui para a valorização e reconhecimento da cultura surda.
Se você está engajado, aprender Libras não é difícil! Como qualquer outra língua ou habilidade que queremos aprender, precisamos de esforço e dedicação. ... Esteja disposto, leia bastante sobre a língua e a cultura surda, não foque apenas em aprender vocabulário, interaja com pessoas surdas!
O segredo de aprender rápido é a combinação de dois principais fatores, estudos e treinos diários de no mínimo 15 minutos e um apoio personalizado para potencializar seu aprendizado rápido, onde o ideal são aulas particulares uma vez por semana com um tutor surdo nativo em Libras.
Os cursos existem tanto como bacharelado quanto como licenciatura, sendo que ambos possuem a duração de quatro anos. O curso se inicia com matérias consideradas introdutórias, como tradução, fundamentos da educação aos surdos, estudos linguísticos e escrita de sinais.
Procure universidades online É possível aprender na internet! A Universidade da Libras oferece cursos para quem quer se especializar. A USP também oferece um curso gratuito e em modalidade EAD (Ensino à distância) para quem quer aprender libras de maneira prática e rápida.
A lei exige a formação em nível médio para a atuação profissional como tradutor e intérprete de libras, realizado em cursos profissionalizantes devidamente reconhecidos, de formação continuada por meio das Secretarias de Educação ou instituições de nível superior, que também oferecem cursos de extensão ...