Na década de 1970, quatro países da Ásia (Cingapura, Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan) apresentaram um acelerado processo de industrialização. Em razão da agressividade administrativa e da localização dos países, eles ficaram conhecidos mundialmente como Tigres Asiáticos.
Tigres asiáticos é o nome dado aos quatro países do continente asiático que cresceram impulsionados pelas exportações e rápida industrialização, e assim se juntaram as nações mais ricas do mundo.
Os principais fatores que contribuíram para o desenvolvimento econômico dos Tigres Asiáticos foram: - Grande apoio governamental. - Investimentos e infraestrutura, transporte, comunicação, energia e educação e qualificação profissional. - Financiamento das instalações industriais.
Resposta. O desenvolvimento dos tigres asiáticos se baseou em um sério planejamento econômico, nos investimentos do capital estrangeiro, na grande quantidade de mão de obra (que era barata) e em uma economia voltada para a exportação.
A partir da década de 1980, o desenvolvimento das economias asiáticas determinou o surgimento de um bloco econômico que levava o nome de “Tigres Asiáticos”. Sem formar acordos de cooperação formais, esse bloco foi inicialmente formado por Hong Kong, Coreia do Sul, Cingapura e Taiwan.
Os Novos Tigres Asiáticos, como os Tigres Asiáticos, adotaram a partir da década de 1980 uma postura exportadora, garantindo o abastecimento da Europa, América do Norte e Ásia. ... O resultado esteve em taxas elevadas de crescimento e aumento das garantias sociais da população.
Também chamados de Novos Países Industrializados, a diferença para os primeiros Tigres Asiáticos é o fato da evolução econômica não ter contribuído com o crescimento das áreas sociais, mantendo assim um alto índice de desigualdade.
Durante a década de 1970, Cingapura, Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan passaram a ser conhecidos como Tigres Asiáticos, em razão da alta industrialização e agressividade administrativa. ... Em razão da agressividade administrativa e da localização dos países, eles ficaram conhecidos mundialmente como Tigres Asiáticos.
O desenvolvimento industrial desses países foi marcado, principalmente, pela presença das empresas multinacionais e maquiladoras, que são atraídas pelas vantagens (isenção fiscal, menores custos de produção e mão de obra barata) oferecidas e desenvolvem-se a partir de capital estrangeiro.