A moeda nacional passou a ser o Franco; foi criado o Banco da França; Estimulou se o desenvolvimento econômico com incentivo à indústria e à agricultura; ampliaram se as obras públicas, o que gerava empregos; jacobinos e os defensores da monarquia foram anistiados; Foi estabelecida a censura a imprensa e ao teatro.
9 de novembro de 1799 – 28 de junho de 1815
Para fins de estudo podemos dividir a Era Napoleônica nas seguintes fases:
O consulado foi um regime político que governou a França desde a queda do Diretório, com o golpe de 18 de Brumário (10 de novembro de 1799), até 18 de maio de 1804, quando se inicia a primeira fase do Império Napoleônico.
Em junho de 1815, Napoleão tentou dar seu “golpe final” contra as potências inimigas no Império Francês: foi deflagrada, em Waterloo, na Bélgica, a batalha que poria fim às guerras napoleônicas. ... A derrota em Waterloo pôs um ponto final nas conquistas, nos projetos e nas elucubrações de Napoleão Bonaparte.
O exército prussiano comandado por Blucher foi detido e vencido por Napoleão em Ligny, na Bélgica. Dois dias depois Napoleão atacou o exército inglês, comandado por Wellington, em Waterloo, em 18 de junho de 1815, nos arredores de Bruxelas. ... Esse episódio ficou conhecido como a Batalha de Waterloo.
Fim do Império Napoleônico O Imperador dos Franceses não conseguiu conter as rebeliões que apareciam em diferentes partes do seu domínio. Assim, em 6 de abril de 1814, Bonaparte abdica do trono. Vai para a ilha de Elba, na costa italiana, mas rapidamente consegue fugir e voltar à França liderando um grande exército.
Napoleão Bonaparte havia anexado Piemonte e a Ilha de Elba, e se proclamou presidente da República Italiana, um Estado criado pela França. ... A República Helvética foi estabelecida pela França quando eles invadiram a Suíça em 1798.
Resposta: Napoleão abandonou os seus homens e voltou para Paris para assegurar sua posição como Imperador e preparar a resistência aos avanços dos russos.
A Era Napoleônica teve como característica principal a grande expansão territorial orquestrada por Napoleão Bonaparte. Suas pretensões de conquista territorial levaram-no a chegar até o Egito, ao sul, e à Rússia, no leste, impondo preocupação e acirrando a rivalidade com vários Estados e reinos na Europa.
Conquistas económicas : 1- Liberdade económica; 2- Livre concorrencia; 3- Direito á propiedade privada.
Conquista do poder À frente do comando das tropas instaladas na Itália, Napoleão conseguiu vitórias muito importantes para seu país. Ele liderou os exércitos que derrotaram os austríacos e marchou com suas tropas para dentro da Áustria. Isso forçou a Primeira Coligação a procurar negociar paz com os franceses.
- Países e regiões conquistadas: Espanha, Reino da Itália, Reino de Nápoles, Grão Ducado de Varsóvia, Córsega, Baviera, Confederação do Reno e Vestefália.
Napoleão foi coroado na catedral de Notre-Dame, pelo Papa Pio VII, com o título de Napoleão I. Nesse mesmo ano, foi promulgado o Código Civil Napoleônico, inspirado no direito romano. Napoleão Bonaparte cercou-se de uma corte suntuosa, os generais e os altos funcionários recebem títulos de nobreza.
Napoleão Bonaparte (1769-1821) foi um militar, líder político e imperador dos franceses. Instituiu o Império Napoleônico e conquistou um vasto território para a França.
A influência de Napoleão na história do Brasil é devido a vinda da corte portuguesa para o Brasil em 1808,quando o Brasil é elevado a condição de metrópole,deixando assim de ser colonia do império português, como metrópole passa por uma reestruturação urbanística e administrativa,acelerando seu processo de ...
Ciente do poder de sua mais importante rival, Napoleão Bonaparte resolveu tomar uma medida de natureza autoritária, ao divulgar o chamado Bloqueio Continental. Lavrado em 21 de novembro de 1806, o documento estabelecia que todos os portos da Europa deveriam fechar suas portas para as embarcações inglesas.
O Bloqueio Continental criado por Napoleão, impedia com que os países da Europa comercializassem com a Inglaterra. Porém, Portugal, muito aliado aos ingleses, não aceitou esse bloqueio, e por isso, rompeu-o, partindo com a corte para o Brasil. Imediatamente, Napoleão invadiu e acabou com Portugal.